Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

ERGONOMIA DA SALA DE AULA PARA ALUNOS COM TDAH: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

MORAIS, Maria Juliana C. de; PEDROSA, Raphalea V. F.; VILLAROUCO, Vilma;

Artigo completo:

Muito é estudado sobre Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade (TDAH) no âmbito da medicina, psicologia e pedagogia, bem como acontece com a sala de aula, na área pedagógica. Este artigo objetiva trazer a questão para o foco do ambiente construído, através de uma revisão sistemática de literatura (RSL), sobre como a ergonomia da sala de aula pode influenciar o aprendizado de alunos com TDAH. Com a RSL foi possível observar que existem poucas publicações, nos motores de busca utilizados, sobre o tema. Entretanto, nos os artigos selecionados, foi possível coletar informações e gerar um direcionamento para estudos futuros sobre o assunto.

Artigo completo:

Palavras-chave: RSL; TDAH; ergonomia e sala de aula.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-063

Referências bibliográficas
  • [1] ATALLAH, N.A.; CASTRO A.A. Revisões sistemáticas da literatura e metanálise: a melhor forma de evidência para tomada de decisão em saúde e a maneira mais rápida de atualização terapêutica. Diagnóstico & Tratamento.1997. P.20-22. BONADIO, Rosana Aparecida Albuquerque; MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: diagnóstico e prática pedagógica. Maringá: Eduem, 2013. DOMINGUES, Leane; ZANCANELLA, Sabrina; BASEGGIO, Denice Bortolin. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: um olhar voltado para a escola. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.39, jul./dez. 2013. p.149-163 HAGHIGHI, Mohammad Moslemi; JUSAN, Mahmud Bin Mohd. The impact of classroom settings on students’ seat-selection and academic performance. [Editorial]. Indoor and Built Environment., Vol. 24, n. 2, p. 280–288, set. 2015. Portal Capes. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2017. Portal Scielo. Disponível em: . Acesso em: 23 maio. 2017.
Como citar:

MORAIS, Maria Juliana C. de; PEDROSA, Raphalea V. F.; VILLAROUCO, Vilma; "ERGONOMIA DA SALA DE AULA PARA ALUNOS COM TDAH: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA", p. 855-866 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-063

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações