Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

PERCEPÇÃO ESPACIAL ESTUDANTIL EM PÁTIOS DE ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO EM PALMITINHO, RS, BRASIL

RECH, Gracielle Rodrigues da Fonseca; VALLE, Ângela do; LERMEN, Bruna Cristina;

Artigo completo:

Partindo do tema arquitetura de pátios escolares, a pesquisa teve por objetivo analisar o pátio de escolas públicas de ensino fundamental, segundo o ponto de vista do estudante. O artigo apresenta a avaliação realizada em uma instituição pública de ensino localizada no município de Palmitinho – Rio Grande do Sul, com ênfase nos instrumentos de análise aplicados: mapa cognitivo e poema dos desejos. O propósito da investigação é compreender as relações de uso e apropriação desses espaços, averiguando a qualidade das áreas livres e ambiente construído. A participação dos usuários mostrou-se fundamental para a obtenção de espaços de qualidade.

Artigo completo:

Palavras-chave: pátio escolar; percepção espacial; usuários.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-075

Referências bibliográficas
  • [1] AZEVEDO, G. A. N.; BASTOS, L. E. Qualidade de vida nas escolas: produção de uma arquitetura fundamentada na interação usuário-ambiente. In: DEL RIO, V.; DUARTE, C. R.; RHEINGANTZ, P. A. (Orgs.), Projeto do lugar: colaboração entre psicologia, arquitetura e urbanismo (pp. 153-160). Rio de Janeiro: ContraCapa/PROARQ. 2002. AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A.; TÂNGARI, V. R. (Orgs). O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro, UFRJ/FAU/PROARQ, 201 203 p. (Coleção PROARQ) BRASIL, Ministério da Educação e da Cultura. Secretaria Geral. Centro de Desenvolvimento e Apoio Técnico à Educação (CEDATE). Manual para construções escolares. Brasília: MEC/SEF, 1985. ELALI, G. A. O ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola–natureza em educação infantil. Estudos de Psicologia, 8 (2), 2003, pp. 309-319. ELALI, G. A.; PINHEIRO, J. Q. Edificando espaços, enxergando comportamentos. In: MARQUES, S.; LARA, F. (Orgs.), Projetar: desafíos e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto. Rio de Janeiro: EVC. 2003, pp. 130-144. FEDRIZZI, B. Paisagismo no pátio escolar. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1999. FEDRIZZI, B. A Organização Espacial em Pátios Escolares Grandes e Pequenos, In DEL RIO, V.; DUARTE, C.; RHEINGANTZ, P. A. (Orgs). Projeto do Lugar: Colaboração entre Psicologia, Arquitetura e Urbanismo. Rio de Janeiro: ContraCapa/PROARQ, pp 221-229, 2002. GONÇALVES, F. M.; FLORES, L. R. Espaços livres em escolas: questões para debate. In: AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A.; TÂNGARI, V. R. (Org.). O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro, UFRJ/FAU/PROARQ. v.1, p.23- 33, 201 HART, C. & SHEENAN, R. Preschoolers’ play behavior in outdoor environments: Effects of traditional and contemporary playgrounds. American Educational Research Journal, 1986. KOWALTOWSKI, D. K. Arquitetura escolar. O projeto do ambiente de ensino. São Paulo, Oficina de Textos, 201 KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura e humanização. Projeto, 126, 129-132. 1989. LIMA, M. W. S. Arquitetura e educação. São Paulo: Nobel. 1995. MACEDO, S. S.. Prefácio. In: AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A.; TÂNGARI, V. R. (organizadores). O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro, UFRJ/FAU/PROARQ, 201 203 p. (Coleção PROARQ). NORBERG-SCHULZ, C.; DIGERUD, J. G. (colaboração). Louis I. Kahn, Idea e imagen. Madrid: Xarait editiones, 107 p., il. 198 RAPOPORT, A. Origens culturais da arquitetura. In J. Snyder & A. J. Catanese (Orgs), Introdução à Arquitetura (pp. 26-42). Rio de Janeiro: Campus. 1984. RECH, G.R.da F. Apropriação espacial em pátios escolares de Ensino Fundamental Público em Palmitinho-RS. Florianopólis: Universidade Federal de Santa Catarina - Dissertação de Mestrado em Arquitetura, 2017. 229p. RHEINGANTZ, P. A.; AZEVEDO, G.; BRASILEIRO, A.; ALCANTARA, D.; QUEIROZ, M. Observando a Qualidade do Lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: FAU- UFRJ (Coleção PROARQ), 2009. RIOLI, T.O. Pátio escolar coberto: a qualidade ambiental, estética e funcional em escolas de Educação Infantil. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2016. SANOFF, H. School design. New York: John Willey and Sons, 1994. SANOFF, H.. School Building Assessment Methods. Washington: National Clearinghouse for Educational Facilities, 200 Disponível em http://www4.ncsu.edu/~sanoff/schooldesign/schoolassess.pdf acesso em jun./2016. TAVARES FILHO, A. C. Reflexões sobre a Noção de Tipo Morfológico e o Programa Arquitetônico: Os Casos das Escolas Municipais Estados Unidos e República Argentina. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Arquitetura. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.
Como citar:

RECH, Gracielle Rodrigues da Fonseca; VALLE, Ângela do; LERMEN, Bruna Cristina; "PERCEPÇÃO ESPACIAL ESTUDANTIL EM PÁTIOS DE ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO EM PALMITINHO, RS, BRASIL", p. 989-1000 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-075

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações