Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

MAPAS DE FLUXOS E PERMANÊNCIAS: MÉTODO PARA ESTUDO DOS PERCURSOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ANSELMO DUARTE – SALTO/SP

BAPTISTA, Mariana Bertani ; BERNARDI, Núbia ;

Artigo completo:

Notando a lacuna de estudos de percursos em ambientes internos com foco no Desenho Universal,
este artigo resume a metodologia desenvolvida para uma pesquisa de mestrado. O objetivo foi propor
uma ferramenta prática capaz de ser aplicada em ambientes internos e externos, que auxiliasse no
processo criativo e na correção de ambientes construídos sem acessibilidade. Baseado na análise de
elementos construtivos proposta por Unwin (2013), complementado por mapeamento de fluxos, e
tabelas analíticas de parâmetros de acessibilidade e Desenho Universal, o método foi aplicado na
Sala Palma de Ouro, no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, em Salto – SP.

Artigo completo:

Palavras-chave: Acessibilidade, Desenho Universal, Análise de Projetos.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-025

Referências bibliográficas
  • [1] AGUIAR, Fabíola de Oliveira; da SILVA, Antônio Nélson Rodrigues; RAMOS, Rui António Rodrigues; YUASSA, Vanessa Naomi. Avaliação de mobilidade em espaços urbanos com deficiências para pessoas com dificuldade de locomoção. 3º Congresso Luso Brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável. Santos: 2008. COHEN, R.; Duarte, C.R. A percepção ambiental de pessoas com dificuldade de locomoção: uma contribuição para projetos acessíveis visando a inclusão psicossocial no ambiente construído. In: SEMINARIO INTERNACIONAL PSICOLOGIA E PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUIDO, 2000, Rio de Janeiro. Interfaces e Possibilidades em Pesquisa e Aplicações. Rio de Janeiro: Luna, 2000. p.425-43 CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm, acessado em janeiro de 2016. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM: https://nacoesunidas.org/ acessado em janeiro de 2016. FEIJÓ, A.R.A. Direitos Humanos e Proteção Jurídica da Pessoa Portadora de Deficiência: Normas Constitucionais de Acesso e Efetivação da Cidadania à Luz da Constituição Federal de 1988. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 184 pp. STORY, M.F. Principles of Universal Design. Universal Design Handbook, PREISER, W.F.E.; OSTROFF, E. (ed). New York: Mc-Graw-Hill, 200 RHEINGANTZ, P.A.; AZEVEDO, G.A.; BRASILEIRO, A.; ALCANTARA, D.; QUEIROZ, M. Observando a Qualidade o Lugar: Procedimentos para avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pós-Graduação em Arquitetura, 2009. p. 35 – 42. UNWIN, Simon. A análise da arquitetura. Tradução técnica de Alexandre Salvaterra. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
Como citar:

BAPTISTA, Mariana Bertani; BERNARDI, Núbia; "MAPAS DE FLUXOS E PERMANÊNCIAS: MÉTODO PARA ESTUDO DOS PERCURSOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ANSELMO DUARTE – SALTO/SP", p. 351-362 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-025

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações