Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

ACESSIBILIDADE ENTRE MUNDOS: uma arquitetura mais inclusiva aos autistas

VERGARA, Lizandra Garcia Lupi; TRONCOSO, Marcia Urbano; RODRIGUES, Gabriela Vargas;

Artigo completo:

Diariamente as crianças com autismo têm que enfrentar diversas dificuldades e barreiras que a
sociedade produz, tais como: limites arquitetônicos nos ambientes construídos, barreiras
ergonômicas, atitudinais, sociais, metodológicas e pedagógicas. A existência destas dificulta ou até
mesmo impede a garantia de igualdade social. Este artigo pretende identificar algumas diretrizes
importantes para a proposição de soluções projetuais a ambientes escolares propostos, por meio da
adequação dos espaços organizados e compartimentados em função das atividades desenvolvidas
por crianças autistas e expandir o diálogo entre os profissionais que podem contribuir para que seja
realizada a inclusão efetiva destas crianças.

Artigo completo:

Palavras-chave: autismo; inclusão; ergonomia e ambiente construído.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-043

Referências bibliográficas
  • [1] American Association on Mental Retardation. Mental retardation: definition, classification, and systems of supports. AAMR. Washington, 2002. ANTUNES, Katiuscia Cristina Vargas. Uma leitura sociológica da construção do espaço escolar à luz do paradigma da educação inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: . Acesso em 09 out. 2017. ARCHDAILY. Creche D.S / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro. Disponível em: . Acesso em 18 jan. 2018. CHAVES DIAS, Ebiene et al. Dieta isenta de glúten e caseína no transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. Revista Cuidarte. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2018. CO. DESIGN. How to design for Autism: The architect behind the Center of Autism and the Developing Brain says the key is to be sensitive to light, sight, textures, and sounds. Disponível em: . Acesso em 27 jan. 2018. DÉOUX, Suzanne. Bâtir pour la santé des enfants. Andorra: Medieco Éditions, 2010. DISCHINGER, Marta et al. Desenho universal nas escolas: Acessibilidade na rede municipal de ensino de Florianópolis. Florianópolis : PRELO, 2004. HYPENESS. Pai capta universo particular do filho autista em projeto fotográfico sensível. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2018. GEHL, Jan. Cidades para pessoas. São Paulo: Perspectiva, 2015. GRANDIN, Temple. O cérebro autista: Pensando através do espectro. Rio de Janeiro: Record, 2014. JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 201 KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2013. MOSTAFA, Magda. An Architecture for Autism: Concepts of Design Intervention for the Autistic User. Archnet-IJAR, International Journal of Architectural Research. Vol. 2, 1, pp. 189-204, 2008. OKAMOTO, Jun. Percepção Ambiental e comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2002. PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 201 REDIN, Euclides. MÜLLER Fernanda. REDIN Marita Martins. Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007. RIBEIRO, Lúcia Gomes. MONT‟ALVÃO, Claúdia. MORAES, Anamaria. (org.). Ergonomia no Ambiente Construído. In: Ergodesign do Ambiente Construído e Habitado: Ambiente Urbano, Ambiente Público, Ambiente Laboral. Rio de Janeiro: IUsEr, 2004. p. 146. SAVARIS. Lindas fotografias de crianças de férias sem seus gadgets! Disponível em: . Acesso em 11 jan. 2018. TRANCIK, Anika M.; EVANS, Gary W. Spaces Fit for Children: Competency in the Design of Daycare Center Environments. In: Children‟s Environments. Colorado, 1995. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2018. TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: A Perspectiva de Experiência. São Paulo: Difel, 1983.
Como citar:

VERGARA, Lizandra Garcia Lupi; TRONCOSO, Marcia Urbano; RODRIGUES, Gabriela Vargas; "ACESSIBILIDADE ENTRE MUNDOS: uma arquitetura mais inclusiva aos autistas", p. 536-546 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-043

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações