Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO ERGONÔMICA APLICADO A HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

OLIVEIRA, Valéria Costa de ; SANTOS, Emílio Gabriel Freire dos ; OLIVEIRA, Rafael Alves de ;

Artigo completo:

As habitações de interesse social (HIS) oferecem pouca ou nenhuma possibilidade de adaptação, uma vez que são projetadas de forma atender a redução de custos. Desta forma apresentam a tendência de prejudicar os fatores ergonômicos que influenciam os espaços edificados, seus equipamentos e mobiliário, hábito, técnicas de arranjos e fluxos de circulação. O objetivo do trabalho trata de uma avaliação ergonômica aplicado em cinco projetos arquitetônicos de HIS. A metodologia utilizada foi baseada no índice de avaliação ergonômica do dimensionamento da habitação de Boueri. Os resultados mostraram que as habitações apresentam índices ergonômicos classificados de regulares a precários.

Artigo completo:

Palavras-chave: ergonomia; habitação de interesse social; índices.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-061

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-1: Edificações Habitacionais – Desempenho. Requisitos Gerais. Rio de Janeiro, 2013. BOUERI, J.J. Recomendações Índices Ergonômicos de Dimensionamento e Avaliação da Habitação. Faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo. São Paulo. 2004. DAMÉ, L.M. Habitação PAR, Desempenho Ímpar?Uma Avaliação Funcional de Unidades Multifamiliares em Pelotas/RS. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Santa Catarina.Florianópolis, Santa Catarina, 2008. MARTINS, D.N.; OLIVO, A.A.; MARTINS, A.R.I. Avaliação da qualidade da solução de arranjos físicos de habitações com áreas mínimas, a partir de variáveis geométricas de projeto. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.2007. LAPETINA, C.M.L. Uma Contribuição para Avaliação da Qualidade no Dimensionamento dos Espaços da Habitação. Dissertação de mestrado. Faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo. São Paulo. 2007
Como citar:

OLIVEIRA, Valéria Costa de; SANTOS, Emílio Gabriel Freire dos; OLIVEIRA, Rafael Alves de; "AVALIAÇÃO ERGONÔMICA APLICADO A HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL", p. 832-842 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-061

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações