Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

“SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE”: ANÁLISE ERGONÔMICA EM LABORATÓRIO NO CAMPUSLAR-UFS

COSTA, Pedro de Barros Nunes ; FONTES, Anna Beatriz da Silva ; MODESTO, Érica Andrade ; SILVA, Larissa Scarano P. M. da ;

Artigo completo:

O presente trabalho consiste em uma análise ergonômica de uma sala de Informática, localizada no Campus da Universidade Federal de Sergipe, em Laranjeiras, na busca de compreender a importância da ergonomia no ambiente do trabalho e estudo. Para tal, utilizou-se de medições através de instrumentos específicos, bem como ação metodológica a partir da aplicação de questionários com estudantes que utilizam ou já utilizaram o laboratório. Através das análises e dos resultados obtidos foi possível diagnosticar os principais problemas do respectivo laboratório de informática no tocante à ergonomia e traçar diretrizes para solucionar tais problemas.

Artigo completo:

Palavras-chave: laboratório de informática; ergonomia; saúde no trabalho.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-087

Referências bibliográficas
  • [1] Associação brasileira de normas técnicas - ABNT. NBR 10152 – Nível de ruído para conforto acústico, 2000. Brasil. Associação brasileira de normas técnicas - ABNT. NBR 5413 – Iluminância de Interiores, 1992. Brasil. CARNEIRO, Rosângela M de Souza. A Cor nas salas de aula do Ensino Médio: Recomendações com base em estudos de escolas em Florianópolis. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Florianópolis,2012. IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.. MACHADO, E. S., AZEVEDO, G.A.N., ABDALLA, G.F. A Importância do Olhar dos Usuários em Ambientes da Arquitetura Hospitalar: uma aplicação do Poema dos Desejos. 201 In: Anais do 2º. Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído X Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios, Rio de Janeiro - RJ, Brasil. [Internet] Disponível em: . Acesso em:Dez. 2017 MOTTA, F. V. Avaliação Ergonômica De Postos De Trabalho No Setor De Pré- Impressão De Uma Indústria Gráfica. 2009. [Internet] Disponível em: . Acesso em: Dez. 2017 SANOFF, Henry. School Building Assessment Methods. Washington: National Clearinghouse for Educational Facilities, 200 [Internet] Disponível em . Acesso em dez.2017.
Como citar:

COSTA, Pedro de Barros Nunes; FONTES, Anna Beatriz da Silva; MODESTO, Érica Andrade; SILVA, Larissa Scarano P. M. da; "“SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE”: ANÁLISE ERGONÔMICA EM LABORATÓRIO NO CAMPUSLAR-UFS", p. 1106-1117 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-087

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações