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MARIONETES E MAQUETES TÁTEIS: PERCEPÇÃO E APROPRIAÇÃO DO REPERTÓRIO ESPACIAL E CORPORAL COMO SUBSÍDIO AO DEFICIENTE VISUAL EM ATIVIDADES DE DANÇA

COELHO, Isabela da Silva; BERNARDI, Núbia;

Artigo completo:

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que propôs um estudo de caso sobre o aprendizado de movimentos do ballet para crianças com deficiência visual, utilizando-se instrumentos táteis. Para entender as principais dificuldades dos estudantes, houve o acompanhamento de uma turma infantil de ballet para deficientes visuais. Foi proposta uma dinâmica através da manipulação de marionetes e maquetes táteis possibilitando um entendimento do repertório espacial e corporal através do tato. Pode-se concluir que o auxílio destes instrumentos contribui para proporcionar às crianças estudantes de dança que são deficientes visuais um aprendizado lúdico e acessível capaz de incrementar sua consciência espaço-corporal.

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Palavras-chave: marionetes e maquetes táteis; acessibilidade; consciência espaço-corporal.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-009

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Como citar:

COELHO, Isabela da Silva; BERNARDI, Núbia; "MARIONETES E MAQUETES TÁTEIS: PERCEPÇÃO E APROPRIAÇÃO DO REPERTÓRIO ESPACIAL E CORPORAL COMO SUBSÍDIO AO DEFICIENTE VISUAL EM ATIVIDADES DE DANÇA", p. 159-171 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-009

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