Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

MARIONETES E MAQUETES TÁTEIS: PERCEPÇÃO E APROPRIAÇÃO DO REPERTÓRIO ESPACIAL E CORPORAL COMO SUBSÍDIO AO DEFICIENTE VISUAL EM ATIVIDADES DE DANÇA

COELHO, Isabela da Silva ; BERNARDI, Núbia ;

Artigo completo:

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que propôs um estudo de caso sobre o aprendizado de movimentos do ballet para crianças com deficiência visual, utilizando-se instrumentos táteis. Para entender as principais dificuldades dos estudantes, houve o acompanhamento de uma turma infantil de ballet para deficientes visuais. Foi proposta uma dinâmica através da manipulação de marionetes e maquetes táteis possibilitando um entendimento do repertório espacial e corporal através do tato. Pode-se concluir que o auxílio destes instrumentos contribui para proporcionar às crianças estudantes de dança que são deficientes visuais um aprendizado lúdico e acessível capaz de incrementar sua consciência espaço-corporal.

Artigo completo:

Palavras-chave: marionetes e maquetes táteis; acessibilidade; consciência espaço-corporal.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-009

Referências bibliográficas
  • [1] BIANCHINI, Fernanda C. Ballet Clássico para Deficientes Visuais: Método Fernanda Bianchini. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2005. CAZÉ, Clotildes Maria de Jesus Oliveira; OLIVEIRA, Adriana da Silva. Dança além da visão: possibilidades do corpo cego. Revista Pensar a Prática. Volume 11, número 3, 2008. CDOF, Cooperativa do Fitness. A dança aplicada na escola. 2009. Disponível em: In: LONDERO, Rosana M.A. A Dança na Escola e a Coordenação Motora. 47f. Fortaleza: Monografia, Licenciatura em Artes, Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF, 201 COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Necessidade Educativas Especiais e Aprendizagem Escolar. Vol 3, Porto Alegre, Artes Médicas, 1995. In: BIANCHINI, Fernanda C. Ballet Clássico para Deficientes Visuais: Método Fernanda Bianchini. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2005. FIGUEIRA, Maria M.A. Assistência fisioterápica à criança portadora de cegueira congênita. Revista Benjamin Constant, Centro de Pesquisa, Documentação e Informação, Rio de Janeiro, n. 5, dez. 1996. FRAZÃO, Ironilde G. Inventividade com Teatro de Bonecos. Revista Diálogos Interdisciplinares – GEPFIP, Aquidauana, v.1, n.1, p.106-113, 2014. GUERRA, R.A.T.; GUSMÃO, C.R.C.; SIBRIÃO, E.R. Teatro de Fantoches: Uma Estratégia em Educação Ambiental. In: Global Trends on Environmental Education. AZEITEIRO, U. M., PEREIRA, M. J., LEAL-FILHO, W., CAEIRO, S., BACELAR-NICOLAU, P., MORGADO, F. and GONÇALVES, F. (Eds), Discursos, Universidade Aberta, Lisboa, nº especial: 361-375. 2004. KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; CELANI, M. G. C.; MOREIRA, D. C.; PINA, S. A. M. G.; RUSCHEL, R. C.; SILVA, V. G. da; LABAKI, L. C. ; PETRECHE, J. R. D. Reflexão sobre metodologias de projeto arquitetônico. In: Ambiente Construído, Porto Alegre, 2006, v. 6, n.2 . pp 14-15 LEITÃO, L. Espaço do Abrigo? Espaço do Afeto! In: RIO, V. DEL, DUARTE, C.R. RHEINGANTZ, P. A (Eds). Projeto do lugar: colaboração entre psicologia, arquitetura e urbanismo. Coleção PROARQ, Rio de Janeiro: Contra Capa, 2002. P. 365-369 LONDERO, Rosana M.A. A Dança na Escola e a Coordenação Motora., 47f. Fortaleza: Monografia, Licenciatura em Artes, Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF, 201 MILAN, Luis F. Maquetes Táteis: Infográficos Tridimensionais para a Orientação Espacial de Deficientes Visuais. Revista PARC – Pesquisa em Arquitetura e Construção, FEC Unicamp, Vol.1 Nº2, 2008. PIAGET, J. 1997. Seis estudos de Psicologia. Rorense, Rio de Janeiro apud GUERRA, R.A.T.; GUSMÃO, C.R.C.; SIBRIÃO, E.R. Teatro de Fantoches: Uma Estratégia em Educação Ambiental. In: Global Trends on Environmental Education. AZEITEIRO, U. M., PEREIRA, M. J., LEAL-FILHO, W., CAEIRO, S., BACELAR-NICOLAU, P., MORGADO, F. and GONÇALVES, F. (Eds), Discursos, Universidade Aberta, Lisboa, nº especial: 361-375. 2004. REINGHANTZ, P.A.; AZEVEDO, G.A.; BRASILEIRO, A; ALCÂNTARA, D.D.; QUEIROZ, M. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. ProArq. Edição eletrônica. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pós-Graduação em Arquitetura. Disponível em acesso em 12 de abril de 2017. SASSAKI, R. Revista do Terceiro Setor, 04 de junho de 2004. Disponível em Acesso em janeiro de 2017. SILVA, Maria N. M. Teatro de Fantoches: Uma Atividade Cênica como Estratégia para Aprendizagem no Ensino Infantil. Cruzeiro do Sul: Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, 201 VIANNA, 1990, K. A Dança. São Paulo, Siciliano. In: BIANCHINI, Fernanda C. Ballet Clássico para Deficientes Visuais: Método Fernanda Bianchini. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2005. WIESENFELD, Esther. A Psicologia Ambiental e as Diversas Realidades Humanas. Instituto de Psicologia, Universidade Central da Venezuela. In: Psicologia USP, 53-69, 2005.
Como citar:

COELHO, Isabela da Silva; BERNARDI, Núbia; "MARIONETES E MAQUETES TÁTEIS: PERCEPÇÃO E APROPRIAÇÃO DO REPERTÓRIO ESPACIAL E CORPORAL COMO SUBSÍDIO AO DEFICIENTE VISUAL EM ATIVIDADES DE DANÇA", p. 159-171 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-009

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações