Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

INCORPORAÇÃO DE RESULTADOS DE AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DE ESCOLA EM MODELO BIM

CARDOSO, Grace; BERNARDES, Marina; SARAIVA, Naísa B. M.;

Artigo completo:

A utilização da plataforma BIM (Building Information Modeling) têm se destacado como ferramenta de análise e integração de resultados de APO (Avaliação Pós-Ocupação), pois facilita a interpretação de resultados graficamente e organiza as informações, de forma a contribuir para a criação de banco de dados. Este trabalho apresenta resultados de APO em relação ao conforto térmico e lumínico de uma escola de Passo Fundo/RS, a partir das análises realizadas com a plataforma BIM. Por ser uma abordagem multimétodos, a aplicação da APO envolveu medições in loco de temperatura, ventilação, umidade e iluminação. Com os resultados coletados foi possível apresentar as informações obtidas nas medições, a partir de uma escala de cores integrada ao modelo BIM, que permitiu a visualização do conforto nos ambientes analisados. Portanto, as ferramentas de APO aliadas à plataforma BIM poderão qualificar o processo de APO nas edificações a partir do melhoramento do banco de dados estabelecido.

Artigo completo:

Palavras-chave: Avaliação Pós-Ocupação; Arquitetura escolar; Building Information Modeling.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-066

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, GRACE TIBERIO; VISENTIN, T; BENINCA, L.; NECKEL, A. . Post-Occupancy Evaluation for a school building: a case study in the city of Passo Fundo/RS - Brazil. In: Passive Low Energy Architecture - Design to Thrive, 2017, Edinburgh. Proceedings of 33rd PLEA International Conference Design to Thrive. Edinburgh: NCEUB 2017 - Network for Comfort and Energy Use in Buildings, 2017. v. 2. p. 2483-2490. CARDOSO, Grace Tibério; VECCHIA, Francisco; NECKEL, Alcindo. Climatology Applied To Architecture: An Experimental Investigation about Internal Temperatures Distribution at Two Test Cells. Journal of Engineering Research and Applications, v. 6, n. 4, p. 07-13, 2016. DYNAMO. Dynamo BIM. 2017. Disponível em < http://dynamobim.org/>. Acesso em 15 de junho de 2017.CARDOSO, GRACE TIBERIO; VECCHIA, F. ; NECKEL, A. . Climatology Applied To Architecture: An Experimental Investigation about Internal Temperatures Distribution at Two Test Cells. International Journal of Engineering Research and Applications (IJERA), v. 6, p. 07-13, 2016. GERRISH, T.; RUIKAR, K.; COOK, M.; JOHNSON, M.; PHILLIP, M. BIM application to building energy performance visualization and management: Challenges and potential. Energy and Buildings, v. 144, p. 218-228, 2017. GÖÇER, Ö.; HUA, Y.; GÖÇER, K. Completing the missing link in building design process: Enhancing post-occupancy evaluation method for effective feedback for building performance. Building And Environment, v. 89, p.14-27, 2015. OCHOA, Juliana Herlemann; ARAÚJO, Daniel Lima; SATTLER, Miguel Aloysio. Análise do conforto ambiental em salas de aula: comparação entre dados técnicos e a percepção do Usuário. Thermal comfort analysis in classrooms: comparison between technical data and occupants’ perception. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 91-114, jan./mar. 2012. PREISER, Wolfgang FE; VISCHER, Jacqueline C. The evolution of building performance evaluation: An introduction. Assessing building performance, p. 3-14, 2005. SUCCAR, B. Building Information Modelling: conceptual constructs and performance improvement tools. 2013. 370 f. Tese (Doutorado) – University of New Castle, Callaghan, 2013. VISENTIN, TALES GONÇALVES ; CARDOSO, Grace Tibério ; BENINCÁ, LETIANE . Arquitetura Bioclimática: Avaliação Pós Ocupação (APO) em escola pública estadual. REVISTA DE ARQUITETURA IMED, v. 6, p. 49-61, 2017. DA GRAÇA, Valéria Azzi Collet; KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz; PETRECHE, João Roberto Diego. An evaluation method for school building design at the preliminary phase with optimisation of aspects of environmental comfort for the school system of the State São Paulo in Brazil. Building and Environment, v. 42, n. 2, p. 984-999, 2007.
Como citar:

CARDOSO, Grace; BERNARDES, Marina; SARAIVA, Naísa B. M.; "INCORPORAÇÃO DE RESULTADOS DE AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DE ESCOLA EM MODELO BIM", p. 890-898 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-066

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações