Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E PROJETO PARTICIPATIVO: ESTUDO DE CASO DO INTERIOR HABITACIONAL DE UM APARTAMENTO

POLLESEL, Maria Cristina Torres ; FALCÃO, Christianne Soares ; FALCÃO, Christianne Soares ;

Artigo completo:

Considerando que a aplicação da ergonomia no ambiente construído deve ser considerada desde a concepção do projeto para aprimorar o dimensionamento do espaço e qualificar a habitação, este artigo tem como objetivo investigar os aspectos dimensionais em um apartamento de uso habitacional com uma tipologia cujos ambientes apresentam-se reduzidos, com base nas referências para o dimensionamento mínimo. Para tal, foi utilizada uma metodologia multidisciplinar, baseada no projeto participativo, com quatro etapas, a saber: 1. Estudo Conceitual; 2. Análise das condições físicas do ambiente; 3. Análise da tarefa e 4. Análise da percepção do usuário. Como resultado da síntese dessas análises, foi elaborado um diagnóstico com os principais problemas e potencialidades de cada ambiente. Por fim, os dados apresentados neste estudo têm como objetivo contribuir para a melhoria de futuros projetos de apartamentos nesta mesma tipologia, onde tenha uma arquitetura ergonomicamente mais adequada às atividades realizadas por seus usuários.

Artigo completo:

Palavras-chave: ergonomia do ambiente construído; Antropometria; Análise da tarefa.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-082

Referências bibliográficas
  • [1] BOUER FILHO, José J. A contribuição da Ergonomia na Formação do Arquiteto: O Dimensionamento dos Espaços da Habitação. Tese (livre docência em Arquitetura e Urbanismo). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. BOUERI FILHO, José J. Espaço de Atividades. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. CHAPANÍS, Alphonse. Human Factors in system engineering. New Youk: John Wiley Press, 1996. CÍRICO, Luiz Alberto. Por dentro do espaço habitável: uma avaliação ergonômica de apartamentos e seus reflexos nos usuários. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Engenharia de Produção, 200 COSTA FILHO, Lourival L. Discussão sobre a definição dimensional em apartamentos: contribuição à ergonomia do ambiente construído. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CAC. Design, 2005. FALCÃO, Christianne; SOARES, Marcelo. Ergonomia e Análise Multidisciplinar do Ambiente Construído. In: Anais do III Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e IV Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, ENEAC. João Pessoa – PB, 201 GOMES, Larissa; FELIPE, Mariana; FALCÃO, Christianne. Avaliação pós-ocupação e projeto participativo: estudo de caso de uma cozinha residencial unifamiliar. In: Anais do V Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, SBQP. João Pessoa-PB, 2017. IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2ª Ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher. 2005 KENCHIAN, Alexandre. Estudo de modelos e técnicas para projeto e dimensionamento dos espaços da habitação. Dissertação (Mestrado – Área de Concentração: Tecnologia da Arquitetura) – FAUUSP, 2005. MALARD, M. L. Os objetos do quotidiano e a ambiência, Anais do 2º Encontro de Conforto no Ambiente Construído, Florianópolis, 1993, p. 36. SUMARWAN, U. Socioeconomic and psychological variables influencing house hold debt. Iowa, Tese de PhD, Universidade do Estado de Iowa. USA, 1993. VILLAROUCO, Vilma. O ambiente está adequado? In: Anais do I Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e II Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, ENEAC. Recife-PE, 2007.
Como citar:

POLLESEL, Maria Cristina Torres; FALCÃO, Christianne Soares; FALCÃO, Christianne Soares; "AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR E PROJETO PARTICIPATIVO: ESTUDO DE CASO DO INTERIOR HABITACIONAL DE UM APARTAMENTO", p. 1061-1072 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-082

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações