Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

A REFORMA DO CENTRO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO: UMA INTERVENÇÃO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO FUNDAMENTADA EM ANÁLISE MACROERGONOMICA

COSTA, Ana Paula Lima; MELO, Paula Quintas de;

Artigo completo:

Este artigo descreve a ação ergonômica que fundamentou uma intervenção no ambiente construído do setor de atendimento ao público de uma empresa pública. A Análise Macroergonômica do Trabalho foi empregada como ferramenta para investigar o uso do espaço e gerar proposições de soluções. Foram realizadas entrevistas e questionários com os usuários para identificação dos itens de demanda ergonômica e priorização dos problemas. Os dados geraram ações ergonômicas direcionadas a intervenções no ambiente físico, e fundamentaram o projeto arquitetônico, que elaborou o leiaute dos espaços de modo a atender às determinações organizacionais e adequar os ambientes às necessidades dos usuários.

Artigo completo:

Palavras-chave: ergonomia organizacional, empresa pública, projeto de arquitetura.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-076

Referências bibliográficas
  • [1] ASSIS, Mônica; BATISTA, Raquel Meireles; ZERBETTO, Cristiane Affonso de Almeida; "Análise Macroergonômica do Trabalho no Setor Administrativo de uma Empresa de Confecção", p. 811-822. In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, nº São Paulo: Blucher, 2015. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15 ergodesign-45-E149 BRASIL. Secretaria da Receita Federal (SRF). Portaria SRF no 917, de 25 de outubro de 1993. Cria o Programa de Melhoria do Atendimento ao Contribuinte, no âmbito da SRF. Disponível em:. Acesso em: 15 jul. 201 CORBARI, Jackson Aluir. Avaliação da Implantação do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) em uma Unidade Aduaneira da Receita Federal do Brasil. Revista da Receita Federal: estudos tributários e aduaneiros. v. 1, n.2 (2015). ISSN: 2359-4284. Disponível em http://www. revistadareceitafederal.receita.fazenda.gov.br/index.php/revistadareceitafedera/article/view/6/26. Acessado em 22/10/2018 FERREIRA, Mario César. Serviço de Atendimento ao Público: O que é? Como analisá-lo?. Esboço de uma Abordagem Teórico-Metodológica em Ergonomia. Revista Multitemas, nº16, maio, 2000, pp. 128-144, Campo Grande–MS, UCDB. Disponível em: http://www.ergopublic.com.br/ arquivos/1359566570.05-arquivo.pdf. Acesso em: 28 de janeiro de 2018 ; MENDES, Ana Magnólia. “Só de pensar em vir trabalhar, já fico de mau humor”: atividade de atendimento ao público e prazer-sofrimento no trabalho. Estudos de Psicologia, 6 (1), páginas 93-104. 2001 GUIMARÃES, Lia Buarque de Macedo. Introdução à ergonomia. In: Guimarães, Lia Buarque de Macedo. Ergonomia de Processo, volume Porto Alegre, FEENG/UFRGS. 2004 . Análise Macroergonômica do Trabalho – AMT. Modelo de implementação e avaliação de um programa de ergonomia da empresa. 2002. Artigo não publicado. Disponível em http://www.ergonomia.ufpr.br/ indicador AMT.pdf. Acesso em 28/01/2018 . Abordagem Ergonômica: o Método Macro. In: Guimarães, Lia Buarque de Macedo. Ergonomia de Processo, volume Porto Alegre: UFRGS/PPGEP. 1999 ; Costelha, Marcelo Fabiano. Macroergonomia. In: Guimarães, Lia Buarque de Macedo. Ergonomia de Processo, volume 2. Porto Alegre, FEENG/UFRGS. 2006 IEA. The International Ergonomics Association. Disponível em: http://www.iea.cc/whats/index.html. Acessado em 25/01/2018 IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2ª edição – São Paulo: Blucher, 2005
Como citar:

COSTA, Ana Paula Lima; MELO, Paula Quintas de; "A REFORMA DO CENTRO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO: UMA INTERVENÇÃO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO FUNDAMENTADA EM ANÁLISE MACROERGONOMICA", p. 1001-1011 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-076

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações