Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

APRECIAÇÃO ERGONÔMICA DE UMA PORTARIA DE EDIFÍCIO MULTIFAMILIAR

PEIXOTO, Angélika ; SOARES, Fabiano Ribeiro ; ACIOLI, Patrícia Barbosa ;

Artigo completo:

Diante do aumento da criminalidade e da insegurança urbana, a pesquisa apresenta a apreciação ergonômica de uma portaria de um edifício multifamiliar, localizado na Avenida Boa Viagem, zona sul da cidade do Recife/PE. Visa: conhecer os principais elementos do ambiente físico (portaria) que influenciam o trabalhador; de que forma é possível usar as variáveis espaciais para se obter maior segurança, conforto e qualidade na realização das tarefas ; compreender e contribuir com indicações e sugestões para proporcionar melhores condições de trabalho ao porteiro (vigilante), para garantir um aumento na segurança dos usuários e da área ao redor.

Artigo completo:

Palavras-chave: Análise Ergonômica; Portaria; Segurança.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/eneac2018-056

Referências bibliográficas
  • [1] CALDEIRA, T. P.do R. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. 2a edição. São Paulo: Editora 34|Edusp, 2003. GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 4 a edição. Porto Alegre: Bookman, 1998. IIDA. Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2ª edição ver. e ampl. – São Paulo: Edgard Blücher, 2008. MONT’ALVÃO, C.VILLAROUCO, V. Um novo olhar para o projeto: a ergonomia no ambiente construído. Teresópolis, RJ: 2AB, 201 MORAES, A.; MONT’ALVÃO, C. Ergonomia: conceitos e aplicações. 2a edição ampliada. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
Como citar:

PEIXOTO, Angélika; SOARES, Fabiano Ribeiro; ACIOLI, Patrícia Barbosa; "APRECIAÇÃO ERGONÔMICA DE UMA PORTARIA DE EDIFÍCIO MULTIFAMILIAR", p. 774-785 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2018-056

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações