• 26 e 30 de outubro de 2020

Site do evento

Comissão organizadora

Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.

Outubro 2020 vol. 8 num. 1

Idioma principal | Segundo idioma

VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral

Soon...

É com grande alegria que apresentamos os Anais do duplo evento VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído / IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, genericamente conhecido como ENEAC2020.

O ano de 2020 foi desafiador em inúmeros sentidos. Impasses de cunho social e econômico, impulsionados pelas questões de saúde pública advindas da pandemia provocada pelo Corona vírus (COVID19) e que exigiram o isolamento social como medida preventiva, tiveram importantes reflexos na educação e no campo científico. Dentre as práticas educativas, esse contexto fez emergir as atividades virtuais e remotas (até então menos difundidas do que na atualidade), o que reverberou também na realização de eventos, com o fortalecimento dos encontros mediados pela tecnologia digital.

Com o ENEAC não foi diferente. Organizado conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA), Programas de Pós-Graduação em Design (PPGD) e Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SEI – antiga Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, CAENE), o ENEAC estava previsto para acontecer entre os dias 13 e 15 de maio de 2020, e para ser sediado no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de Natal. No entanto, devido à pandemia, em abril/2020 o evento foi adiado para outubro, pois imaginava-se que seria possível realiza-lo presencialmente. Em maio, no dia e horário previstos para a sessão de abertura, foi organizada a “Roda de Conversa Virtual Pandemia, Ergonomia e Acessibilidade”, cujo objetivo foi marcar aquele momento (atividade relatada na Revista PROJETAR – Projeto e Percepção do Ambiente, disponível em https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/21153, e acessível na íntegra em https://www.facebook.com/eneac2020/videos/2615224548753988). Finalmente, diante da continuidade da pandemia e sabendo-se que as vacinas essenciais ao seu controle ainda estão em fase de testagem, em agosto/2020 o Comitê Organizador do evento decidiu realizá-lo de modo totalmente virtual, entre 26 e 30/outubro/2020, sendo feita uma enquete digital entre os inscritos a fim de subsidiar a definição do seu formato final.

Como em suas edições anteriores, desde sua proposta inicial o ENEAC2020 foi dividido em dois eixos temáticos: (i) Ergonomia do Ambiente Construído; (ii) Acessibilidade Integral. Em ambos foram tratados aspectos relacionados a atividades de pesquisa, estratégias de ensino e práticas de extensão nesses campos, envolvendo a compreensão da relação entre pessoas (notadamente aquelas com algum tipo de deficiência, mas sem excluir outros usuários) e o ambiente construído (residencial, educacional, institucional, assistencial, comercial/serviços e áreas urbanas).

O eixo Ergonomia do Ambiente Construído teve como foco o sistema “usuário x tarefa x ambiente”, e tratou de aspectos relacionados a conforto ambiental (térmico, acústico e lumínico), layout, mobiliário e atributos de humanização. Foram aceitos trabalhos direcionados a tópicos como: aplicação de métodos de avaliação ergonômica em relação com o espaço físico; resultados de avaliação ergonômica e de percepção ambiental; intervenção ergonômica; revisão teórica de aspectos que envolvam ergonomia no ambiente construído.

O eixo Acessibilidade Integral foi direcionado para ambientes urbanos e arquitetônicos a seus diferentes usuários, abrangendo métodos de avaliação e projetação, projetos de intervenção e de comunicação visual. Foram aceitos trabalhos enfocando tópicos relativos a: aplicação de métodos avaliativos e seus resultados; projetos de arquitetura, de urbanismo e de comunicação visual / sinalização; aspectos envolvendo a relação entre pessoas com deficiência (diversas modalidades) e o ambiente construído (diferentes escalas).

Buscou-se, em linhas gerais, incentivar a formação continuada nos dois campos e propiciar integração entre a graduação e a pós-graduação. Para tanto foram recebidos trabalhos de todo o país, todos enviados como trabalhos completos. Destes foram selecionados 94 para participação no evento, dos quais 61 assumiram a forma de apresentações orais e 33 corresponderam a pôsteres. A eles se somaram 05 resumos expandidos relativos a palestras e mesas redondas, totalizando os 99 textos agora publicados.

O evento configurou-se, assim, como uma importante oportunidade para o compartilhamento e o aprofundamento de experiências vinculadas à inclusão social e ambiental, com foco nas relações entre o ambiente construído e seus usuários. Entre inscritos e plateia virtual não especificada, o evento reuniu pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que desenvolvem trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nesses campos, bem como público ligado a diversas áreas do conhecimento e leigos com interesse pela área. Como o material produzido permanecerá online, os efeitos multiplicadores do trabalho realizado poderão continuar acontecer no tempo.

Espera-se que o ENEAC 2020 tenha contribuído para: (i) delimitar um amplo panorama do estado da arte relativo sobre a pesquisa brasileira nos campos da ergonomia e da acessibilidade no ambiente construído; (ii) discutir a aplicabilidade deste conhecimento em processos de adequação do ambiente construído e das condições de trabalho, de maneira a torna-los mais adequados às pessoas envolvidas; (iii) debater modos das pesquisas realizadas (quer sejam teóricas, metodológicas, tecnológicas ou de bases empíricas) reverberarem em inovações projetuais; (iv) demonstrar a resiliência do ensino e da pesquisa nacionais nesse campo, mesmo diante das dificuldades vivenciadas durante um ano particularmente imprevisível.

Finalizando, agradecemos a todos que colaboraram para a realização deste evento: a confiança dos autores que nos enviaram seus textos e das pessoas que se inscreveram; a participação voluntária e generosa dos membros do comitê cientifico e organizador; o apoio dos nossos bolsistas e docentes, sempre dispostos a ajudar, a aprender e a enfrentar desafios. Inaugurando a incursão do ENEAC no campo dos encontros virtuais e da comunicação por meio digital, desejamos a todos não apenas um bom evento, mas que, acima de tudo, consigamos reunir esforços em prol de uma sociedade mais inclusiva, humana e justa.

Natal/Recife, novembro/2020.

Gleice Azambuja Elali
Presidente do Comitê Organizador do ENEAC2020

Lourival Costa Filho
Presidente do Comitê Científico do ENEAC2020



REALIZAÇÃO

                     












APOIO






COORDENAÇÃO NACIONAL DO ENEAC

Profª. Drª. Vilma Villarouco – Docente dos Programas de Pós-graduação em Design
(PPGDESIGN/UFPE) e em Ergonomia (PPERGO/UFPE). Professora visitante do PPGAUD/UFC.
 
 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

COORDENAÇÃO LOCAL (PRESIDENTE DO VII ENEAC)

Profª. Drª. Gleice Azambuja Elali – Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFRN) e em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA/UFRN).
 

MEMBROS

Prof.ª Dr.ª Claudia Mont’Alvão (PUC/RJ) 
Prof. Dr. Heitor Andrade (CAU-PPAPMA-PPGAU/UFRN), Coordenador do PPAPMA
Prof. Dr. José Guilherme Santa Rosa (PPDGD/UFRN)
Profª Drª Maísa Veloso (CAU-PPAPMA-PPGAU/UFRN)
Prof. Dr. Ricardo Lins (SIA/UFRN)
Profª Drª Vilma Vilarouco (PPD-PPERGO/UFPE)
 

COLABORADORES

Profª Drª Clara Rodrigues (CAU-PPAPMA/UFRN)
Profª Drª Eunádia Cavalcante (CAU-PPAPMA/UFRN)
Profª Drª Glauce Albuquerque (CAU-PPAPMA/UFRN)
Profª Drª Luciana Medeiros (CAU-PPAPMA/UFRN)
Prof. Dr. Renato Medeiros (CAU-PPAPMA/UFRN)
 

APOIO TÉCNICO

Ana Beatriz Moreira - Graduanda em Arquitetura e Urbanismo CAU/UFRN 
Antônio Alexandre Neto - Graduando em Arquitetura e Urbanismo CAU/UFRN
Cintia Alves - Graduanda em Arquitetura e Urbanismo CAU/UFRN  
Cynthia Tatiane Lima - Graduanda em Arquitetura e Urbanismo CAU/UFRN 
Lucas Medeiros - Graduando em Arquitetura e Urbanismo CAU/UFRN
 

PROGRAMAÇÃO VISUAL E WEBDESIGN

Cleiton Venâncio de Souza (Lexus/UFRN – 4users)
Guilherme de Oliveira Santa Rosa (4users)
José Guilherme Santa Rosa (PPDGD/UFRN)
Rosa Samyra Rodrigues de Andrade (4users)
 
 
 
 
 

COMITÊ CIENTÍFICO

 

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA (PRESIDENTE DO COMITÊ CIENTÍFICO)

Prof. Dr. Lourival Costa Filho – Professor do Curso de Graduação em Design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA-UFPE) e dos Programas de Pós-Graduação em Design (PPGDESIGN-UFPE) e em Ergonomia (PPERGO-UFPE).
 

PROFESSORES MEMBROS

Ana Paula Lima Costa (MINISTÉRIO DA FAZENDA/PE)
Angelina Dias Leão Costa (UFPB)
Arthur Henrique Neves Baptista (UNICAP.PE)
Bruna Ramalho Sarmento (UFPB) 
Christianne Falcão (UNICAP-PE)
Claudia Mont’Alvão (PUC/RIO)
Cristiane Rose Duarte (UFRJ)
Eugênio Merino (UFSC)
Gilberto Rangel de Oliveira (UFRJ)
Giordana Timeni (UFRN)
Giselle Merino (UDESC)
Giuseppe Amado (UFF)
Glauce Albuquerque (UFRN)
Gleice Azambuja Elali (UFRN)
Heitor Andrade (UFRN)
Isabela Fernandes Andrade (UFPEL)
José Guilherme Santa Rosa (UFRN)
Laura Bezerra Martins (UFPE)
Lizandra Garcia Lupi Vergara (UFSC)
Lourival Lopes Costa Filho (UFPE)
Luciana de Medeiros (UFRN)
Luis Carlos Paschoarelli (UNESP)
Luiz Bueno da Silva (UFPB)
Márcia Rangel (IF/ Sudeste MG)
Marie Monique Bruère Paiva (UFPE)
Maristela Almeida (UFSC)
Nadia Khaled Zurba (UFC)
Núbia Bernardi (UNICAMP)
Regina Cohen (UFRJ)
Renato de Medeiros (UFRN)
Ricardo Lins (UFRN)
Sérgio Antônio Brondani (UFSM)
Thaisa Sampaio Sarmento (UFAL) Vanessa Goulart Dorneles (UFSC)
Vera Bins Ely (UFSC)
Vilma Villarouco (UFPE)
Zilsa Maria Pinto Santiago – UFC