Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Predição e avaliação da preferência percebida em salas de aula

Prediction and assessment of perceived preference in classrooms

Albuquerque, Sheila ; Costa Filho, Lourival ;

Artigo completo:

Este artigo visa apresentar categorias preditoras da preferência humana por ambientes, e examinar os efeitos de algumas dessas categorias na avaliação da preferência percebida em cenas de salas de aula. A partir desses objetivos, tomou-se duas categorias – coerência e complexidade – como variáveis a serem testadas em uma investigação empírica estruturada através de uma Sentença Estruturadora, instrumento básico da Teoria das Facetas, e elegeram-se o Sistema de Classificações Múltiplas para coletar os dados e uma tabela de distribuição das frequências para analisá-los. Entre os resultados obtidos, apurou-se que a preferência percebida, em cenas de sala de aula, é revelada com o contraste alto (coerência baixa) e a complexidade máxima, diferente do que a teoria sugere, sendo omitida com o contraste baixo (coerência alta) e a complexidade mínima, corroborando com as predições teóricas.

Artigo completo:

This article aims to present predict categories human preference for environments and to examine the effects of some of these categories on the assessment of perceived preference in classroom scenes. From these objectives, it took two categories – coherence and complexity – as variables to be tested in an empirical investigation designed through a Mapping Sentence, a basic instrument of Facet Theory, and chose the Multiple Sorting Procedure to collect the data and a frequency distribution table to analyse them. Among the results obtained, it was found that perceived preference in classroom scenes is revealed with high contrast (low coherence) and maximum complexity, different from what the theory suggests, being omitted with low contrast (high coherence) and minimal complexity, corroborating with theoretical predictions.

Palavras-chave: sala de aula, coerência, complexidade, preferência ambiental, ergonomia do ambiente construído,

Palavras-chave: classroom, coherence, complexity, environmental preference, ergonomics of the built environment,

DOI: 10.5151/eneac2020-51

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Albuquerque, Sheila; Costa Filho, Lourival; "Predição e avaliação da preferência percebida em salas de aula", p. 580-589 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-51

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações