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Da teoria à prática: o desafio real do Terminal Rodoviário de Salto/SP

From theory to practice: the real challenge of Salto Bus Terminal

Lopes, Mariana Bertani Baptista ;

Artigo completo:

Este trabalho pretende apresentar, de forma sucinta, o desafio aceito por uma entidade de acolhimento de idosos em caráter de longa permanência, o Lar Frederico Ozanam – Assistência Vicentina, em administrar como concessionária o Terminal Rodoviário da Estancia Turística de Salto, interior de São Paulo, onde, dentre outras atividades, deve prover acessibilidade com o objetivo inicial de adequar-se à Lei Federal 10.098/2000. Tendo em vista a necessidade desta adequação e sabendo da importância constitucional do direito de ir e vir e da possibilidade de transformar o Terminal com as premissas do Desenho Universal, foi colocado o desafio de elevar este equipamento público num modelo de acessibilidade para o interior do estado. As mudanças vêm sendo incorporadas desde 2017 de acordo com grau de importância, levando em consideração desde a inserção urbana do Terminal até os aspectos financeiros da entidade administradora. Atualmente as necessidades primordiais já foram atendidas, e estamos na fase de renovação da pavimentação. Posteriormente serão feitos a sinalização, novos acessos em rampa e instalação de mapa tátil interno e do entorno, com previsão de termino no final de 2021.

Artigo completo:

This work aims to present, in a succinct way, the challenge accepted by a long-term care institution for the elderly, Lar Frederico Ozanam - Assistência Vicentina, in managing as the concessionaire of the Bus Terminal of the Touristic City of Salto, in the interior of São Paulo , where, among other activities, it must provide accessibility with the initial objective of adapting to Federal Law 10.098 / 2000. In view of the need for this adaptation and knowing the constitutional importance of the right to come and go and the possibility of transforming the Terminal with the premises of Universal Design, the challenge was raised to elevate this public equipment into an accessibility model for the interior of the state . The changes have been incorporated since 2017 according to their degree of importance, taking into account from the urban insertion of the Terminal to the financial aspects of the managing entity. Currently the primary needs have already been met, and we are in the phase of renovating the paving. Afterwards, signage, new ramp accesses and the installation of an internal and surrounding tactile map will be carried out, with a forecast for completion at the end of 2021.

Palavras-chave: acessibilidade, intervenção, reforma arquitetônica, Terminal Rodoviário, Salto,

Palavras-chave: accessibility, intervention, architectural renovation, Bus Terminal, Salto,

DOI: 10.5151/eneac2020-86

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Lopes, Mariana Bertani Baptista; "Da teoria à prática: o desafio real do Terminal Rodoviário de Salto/SP", p. 1043-1055 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-86

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