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Sobre ir e vir: os obstáculos de uma rota acessível – Biblioteca Central da UFPE, Recife-PE

On coming and going: the obstacles of an accessible route - Bibliotheca Central of UFPE, Recife-PE

Nascimento, Karoline Lima do ; Diniz, Fernanda ; Santos, Larissa N. dos ; Fernandes, Júlio César Felix de Alencar ;

Artigo completo:

No Brasil, a acessibilidade tem sido um tema quase sempre percebido apenas sob o ponto de vista legal, porém mesmo que o país possua um conjunto de leis que em teoria garantam tratamento igualitário a todos, participe de eventos internacionais sobre o tema e assine acordos, este não desenvolveu ainda a cultura da inclusão social de pessoas com deficiência e restrição de mobilidade. O artigo tem como objetivo apresentar as condições atuais de acessibilidade de uma rota no interior da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), localizada em Recife – PE, mais precisamente no edifício da Biblioteca Central – térreo, bem como identificar as dificuldades no processo de mobilidade dos funcionários e alunos no interior da mesma. Para tal, foi utilizada como metodologia uma atividade desenvolvida durante um módulo da pós-graduação em “Design e Inovação em Interiores” como requisito para conclusão do mesmo, sendo utilizada como técnica a observação assistemática acompanhada do registro fotográfico. A rota mostrou que a edificação apresenta diversas falhas no que diz respeito à garantia da autonomia das pessoas com deficiência. Entretanto, tais inconformidades são passíveis de melhoria, desde a simples regularidade na manutenção dos espaços até a instalação do piso tátil na rota acessível. É importante destacar que pesquisas como essa contribuem para reforçar a necessidade dos espaços públicos, principalmente os educacionais, onde cada vez mais aumenta o número de estudantes com deficiência, de estarem aptos a promover inclusão social, ao possibilitar a livre utilização por qualquer tipo de usuário.

Artigo completo:

In Brazil, accessibility has been an issue usually perceived only from the legal point of view, but even if the country has a set of laws that in theory guarantee equal treatment for all, participate in international events on the subject and sign agreements, it has not yet developed a culture of social inclusion for people with special needs. This article has the goal to present the current conditions of accessibility of an route inside of Federal University of Pernambuco (UFPE), located in Recife – PE, more precisely in the building of the Central Library - ground floor, as well as to identify the difficulties in the mobility process of employees and students inside it. For this, an activity developed during a graduate module in "Design and Innovation in Interiors" was used as a methodology as a requirement for completion of the same, being used as a technique unsystematic observation accompanied by photographic record. The route showed that the building presents several flaws with regard to ensuring the autonomy of people with disabilities. However, such non-conformities are likely to be improved, from the simple regularity in the maintenance of spaces to the installation of the tactile floor on the accessible route. It is important to highlight that research such as this contributes to strengthening the need for public spaces, especially educational spaces, where the number of students with disabilities is increasingly increasing, being able to promote social inclusion by enabling the free use by any type of user.

Palavras-chave: Acessibilidade; UFPE, biblioteca; rota acessível,

Palavras-chave: Accessibility; UFPE; library; accessible route,

DOI: 10.5151/eneac2020-84

Referências bibliográficas
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Como citar:

Nascimento, Karoline Lima do; Diniz, Fernanda; Santos, Larissa N. dos; Fernandes, Júlio César Felix de Alencar; "Sobre ir e vir: os obstáculos de uma rota acessível – Biblioteca Central da UFPE, Recife-PE ", p. 1013-1026 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-84

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