Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Avaliação da acessibilidade espacial: Um enfoque sobre o Centro de Educação da UFPB

Spatial accessibility assessment: a focus on the UFPB Education Center

Sarmento, Bruna Ramalho; Pacheco, Carolina dos Santos; Nóbrega, Yasmin Silva da;

Artigo completo:

Este artigo apresenta o resultado da avaliação de acessibilidade espacial realizada no Centro de Educação (CE), localizado no campus I da UFPB. A análise teve início a partir de uma reunião com usuários do local, o que possibilitou um maior entendimento sobre as dificuldades espaciais enfrentadas. Em paralelo foi realizada a avaliação técnica com levantamento arquitetônico das edificações e aplicação de planilhas (Dischinger, Bins Ely e Piardi, 2012) a partir da realização de visitas técnicas. Posteriormente, foi realizada a sistematização dos dados, que foram compilados em tabelas ilustrativas e gráficos. Por fim, através de montagens visuais de mapas combinados com imagens do local, foram apresentadas propostas para alguns dos problemas encontrados, como a inserção de piso tátil nos passeios externos e internos, a colocação de placas indicativas em alto relevo e braile e a implantação de corrimão e/ou guarda-corpo em rampas e escadas. Com a análise, constatou-se que o CE apresenta aos seus usuários, além das dificuldades corriqueiras da vida universitária, uma complexidade para vivenciar o espaço de ensino, que continua a não contemplar os anseios dos usuários e as exigências vigentes na legislação.

Artigo completo:

This article presents the result of the spatial accessibility assessment carried out at the Education Center (CE), located on campus I of UFPB. An analysis started from a meeting with local users, or allowed a better understanding of the spatial difficulties faced. In parallel, a technical avaluation was carried out with the architectural survey of planners' editions and applications (Dischinger, Bins Ely and Piardi, 2012) based on technical visits. Subsequently, data were systematized, which were compiled into illustrative tables and graphs. Finally, through visual assemblies of maps combined with images of the place, applications were applied to some of the problems encountered, such as the insertion of a tactile floor in the external and internal sidewalks, the placement of high relief and braille signs and the implementation of corrections and / or guardrails on ramps and stairs. With an analysis, see if the EC presents its users, in addition to the difficulties related to university life, a complexity to experience the teaching space, which continues not to contemplate the wishes of users and the requirements in force in the legislation.

Palavras-chave: acessibilidade, ambiente construído, instituições públicas de ensino superior,

Palavras-chave: accessibility, built environment, public institutions of higher education,

DOI: 10.5151/eneac2020-19

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Sarmento, Bruna Ramalho; Pacheco, Carolina dos Santos; Nóbrega, Yasmin Silva da; "Avaliação da acessibilidade espacial: Um enfoque sobre o Centro de Educação da UFPB", p. 156-168 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-19

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações