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Panorama do ensino de Ergonomia e da Acessibilidade nos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras

Overview of the Teaching of Ergonomics and Accessibility in the courses of Architecture and Urbanism of Brazilian Public Higher Education Institutions

Rosa, Cleyton Luiz da Silva; Paula, Frederico Braida Rodrigues de; Antunes, Natália Cobuci;

Artigo completo:

Este artigo aborda a temática do ensino da Ergonomia e da Acessibilidade nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Ele é fruto de uma pesquisa que partiu da seguinte questão: Como tem se configurado o ensino da Ergonomia e da Acessibilidade na formação de arquitetos e urbanistas brasileiros? O principal objetivo é apresentar um panorama do ensino dessas disciplinas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, adotando-se como recorte as instituições públicas de ensino superior. Metodologicamente, foi realizada uma análise de conteúdo das matrizes curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo oferecidos pelas 65 instituições de ensino superior públicas brasileiras, a partir da coleta dos dados disponíveis no Cadastro e-MEC. Ao final, pode-se verificar que, embora essas temáticas estejam cada vez mais presentes, ainda há que se fazer um esforço maior para uma incorporação plena dos saberes vinculados à Ergonomia e à Acessibilidade na formação de arquitetos e urbanistas.

Artigo completo:

This article addresses the topic of teaching Ergonomics and Accessibility in Architecture and Urbanism courses in Brazil. It is the result of research that started with the following question: How has the teaching of Ergonomics and Accessibility have been configured in the training of Brazilian architects and urban planners? The main aim is to present an overview of the teaching of these disciplines in the courses of Architecture and Urbanism in Brazil, adopting undergraduate public institutions as elements of analysis. Methodologically, a content analysis of the curricular matrices of the Architecture and Urbanism courses offered by 65 Brazilian public institutions was carried out, based on the collection of data available in the e-MEC database. In the end, it can be seen that, although these themes are increasingly present, there is still a greater effort to fully incorporate knowledge related to Ergonomics and Accessibility in the undergraduate of architects and urban planners.

Palavras-chave: Ergonomia, Acessibilidade, Arquitetura e Urbanismo, ensino,

Palavras-chave: Ergonomics, Accessibility, Architecture and Urbanism, teaching,

DOI: 10.5151/eneac2020-35

Referências bibliográficas
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Como citar:

Rosa, Cleyton Luiz da Silva; Paula, Frederico Braida Rodrigues de; Antunes, Natália Cobuci; "Panorama do ensino de Ergonomia e da Acessibilidade nos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras ", p. 353-367 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-35

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