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Arquitetura inclusiva: Análise dos ambientes destinados às crianças autistas em uma Instituição de Blumenau/SC

Inclusive architecture: Analysis of the environments involved in autistic children in an institution in Blumenau / SC

Andrzjevski, Veronica ; Tondelo, Patricia Geittenes ; Bernardes, Marina ;

Artigo completo:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) abrange uma série de condições que acarretam a habilidade de falar e interagir socialmente com outras pessoas. Grande parte das crianças com autismo enfrentam diversas dificuldades de adaptação ao meio social, devido à falta de estímulo e tratamento adequado para essas habilidades. O espaço construído pode contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades por meio de equipamentos tais como, salas de estimulação sensorial, espaços voltados para terapias e fonoaudiologia, entre outros, os quais podem estimular características psicomotoras e sociais. Diante disso, este estudo teve como objetivo, analisar a partir de uma avaliação pós-ocupação, o espaço físico e funcional de uma instituição de apoio a criança autista na cidade de Blumenau. Deste modo, a finalidade foi o compreender aspectos funcionais, físicos e ergonômicos do espaço, e assim, gerar reflexões sobre como a arquitetura pode ser inclusiva, e ajudar no desenvolvimento de crianças com TEA. Os resultados demonstraram que em função do baixo orçamento, a Instituição tem dificuldades para atender a demanda de Blumenau e região, uma vez que o espaço físico possui quantidade de profissionais insuficiente para a realização dos atendimentos, considerando a demanda existente.

Artigo completo:

Autistic Spectrum Disorder (ASD) covers a number of conditions that entail the ability to speak and interact socially with other people. Most children with autism face several difficulties in adapting to the social environment, due to the lack of stimulation and adequate treatment for these skills. The built space can contribute to the development of these skills through equipment such as sensory stimulation rooms, spaces for therapies and speech therapy, among others, which can stimulate psychomotor and social characteristics. Therefore, this study aimed to analyze, from a post-occupation assessment, the physical and functional space of an institution supporting autistic children in the city of Blumenau. Thus, the purpose was to understand functional aspects of the space, and thus, generate reflections on how architecture can be inclusive, and help in the development of children with ASD. The results showed that due to the low budget, the Institution has difficulties to meet the demand of Blumenau and region, since the physical space has insufficient number of professionals to perform the services, considering the existing demand.

Palavras-chave: Autismo; Arquitetura inclusiva, Avaliação Pós-Ocupação,

Palavras-chave: Autism; Inclusive architecture, Post-Occupancy Assessment,

DOI: 10.5151/eneac2020-91

Referências bibliográficas
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Como citar:

Andrzjevski, Veronica; Tondelo, Patricia Geittenes; Bernardes, Marina; "Arquitetura inclusiva: Análise dos ambientes destinados às crianças autistas em uma Instituição de Blumenau/SC ", p. 1115-1127 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-91

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