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Acessibilidade no campus universitário brasileiro: um estudo de caso do campus do Pici/Universidade Federal do Ceará

ccessibility in the brazilian university campus: a case study of the Pici campus / Federal University of Ceará

Silveira, Plínio Renan Gonçalves da ; Santiago, Zilsa ;

Artigo completo:

Um novo cenário, no que tange à inclusão, se apresenta com a sanção da Lei nº 13.409 de 28 de dezembro de 2016 que estabelece reservas de vagas para pessoas com deficiência nos cursos de nível superior das instituições federais, repercutindo em um considerável aumento destas matrículas. Neste contexto, a presente pesquisa questiona se os espaços destas instituições estariam preparados para receber estes estudantes. A pesquisa se insere na temática da acessibilidade espacial em espaços universitários, tendo como estudo de caso o campus universitário do Pici na UFC, situado em Fortaleza, com objetivo de avaliar a infraestrutura e seus rebatimentos no acolhimento de estudantes com deficiência. A pesquisa de campo fundamenta-se em metodologias empíricas e qualitativas sob três diferentes perspectivas: “Walktrough exploratória” (RHEINGANTZ et al, 2009) por meio da observação do campus, “Avaliação técnico-funcional” (ORNSTEIN, ROMERO 1992) com base nos parâmetros estabelecidos na NBR9050/2015, NBR16537/2016, Decreto 5.296/2004, entre outros, e por fim, “Passeio acompanhado” (DISCHINGER, 2000) a partir da percepção de estudantes com deficiência. Os resultados apresentam a atual conjuntura de uma IFES diante dos desafios para garantir o acesso destes estudantes e algumas recomendações para reforma e construção de campi acessíveis.

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A new scenario, with regard to inclusion, presents itself with the sanction of Law No. 13.409 of December 28, 2016, which establish reserve openings for persons with disabilities in higher education courses of federal institutions, resulting in a considerable increase in these enrollments. In this context, the present research questions if the spaces of these institutions would be prepared for the reception of these students. The study is part of the theme of spatial accessibility in university spaces, having as a case study the Pici University campus at UFC, located in Fortaleza, with the purpose of evaluating the infrastructure and its impact on the reception of students with disabilities. The field research is based on empirical and qualitative methodologies from three different perspectives: “Exploratory Walkthrough” (RHEINGANTZ et al, 2009) through observation of the campus, “Technical-Functional Evaluation” (ORNSTEIN, ROMERO 1992) based on the parameters established in NBR9050/2015, NBR16537/2016, Decree 5.296/ 2004, among others, and finally, “Accompanied Tour” (DISCHINGER, 2000) from the perception of students with disabilities. The results present the current situation of an IFES in the face of the challenges to guarantee the access of these students and some recommendations for renovation and construction of accessible campuses.

Palavras-chave: Acessibilidade; Espaços universitários; Universidade Federal do Ceará; Lei de cotas,

Palavras-chave: Accessibility; University spaces; Federal University of Ceara; Quota law,

DOI: 10.5151/eneac2020-18

Referências bibliográficas
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Como citar:

Silveira, Plínio Renan Gonçalves da; Santiago, Zilsa; "Acessibilidade no campus universitário brasileiro: um estudo de caso do campus do Pici/Universidade Federal do Ceará", p. 140-155 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-18

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