Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Grafos de visibilidade (VGA) como ferramenta auxiliar na análise de estudos de acessibilidade em ambientes escolares

Visibility charts (VGA) as an auxiliary tool in analyzing accessibility studies in school environments

Souto Filho, Hilton Messias de; Costa, Angelina Dias Leão; Marinho, Narayana Barrios;

Artigo completo:

Este artigo objetiva apresentar os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento e visa entender as relações entre a acessibilidade, a educação inclusiva e a arquitetura escolar no âmbito de um programa governamental da Paraíba. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre Educação Inclusiva, Acessibilidade e Sintaxe Espacial, e uma análise projetual do ambiente escolar através da Análise por grafos de visibilidade ( VGA), parte da Sintaxe Espacial, utilizando-se o programa computacional “Depthmap”, por meio da interpretação de grafos de conectividade e isovistas, a fim de compreender como os usuários, principalmente as pessoas com deficiência, percebem o espaço e dele se apropriam. Esses grafos consideram as barreiras físicas e visuais existentes, sejam do meio urbano ou edificado, mostrando o nível de conexão e integração dos espaços. Como resultado, verificou-se que o ambiente escolar estudado é um ambiente conectado e de grande potencialidade espacial, pois o aluno, ao circular pela escola, tem melhor entendimento do espaço, com maior facilidade para se deslocar e percorrê-lo de modo autônomo. Logo, foi possível concluir que a VGA pode se mostrar como uma importante estratégia de análise, contribuindo positivamente nos estudos acerca da acessibilidade, principalmente a físico-espacial.

Artigo completo:

This article aims to present partial results of an ongoing master's researchand understand the relationship between accessibility, inclusive education and school architecture within the scope of a government program in Paraíba. The methodology consists of bibliographic research on inclusive education, accessibility and spatial syntax; and a design analysis in a school environment through the “Visibility Graph Analysis” (VGA), part of the spatial syntax, using the computer program “Depthmap”, through the interpretation of connectivity and isovist graphs, in order to understand how the users, especially people with disabilities, perceive the space and appropriate it. These graphs consider the existing physical and visual barriers, whether urban or built, showing the level of connection and integration of spaces. As a result, it was found that the school environment studied is a connected environment and of great spatial potentiality, as the student, when circulating through the school, has a better understanding of the space, with greater ease to move and travel autonomously. Therefore, it was possible to conclude that VGA can prove to be an important analysis strategy, contributing positively to studies about accessibility, especially physical-spatial.

Palavras-chave: Arquitetura escolar; acessibilidade; VGA,

Palavras-chave: school architecture; accessibility; VGA,

DOI: 10.5151/eneac2020-30

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Souto Filho, Hilton Messias de; Costa, Angelina Dias Leão; Marinho, Narayana Barrios; "Grafos de visibilidade (VGA) como ferramenta auxiliar na análise de estudos de acessibilidade em ambientes escolares ", p. 286-301 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações