Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A cor como ferramenta identitária para sinalização acessível: o estudo de caso da reitoria da UFPB

The color as an identifying tool for accessible signage: the study case of the UFPB’s rectory

Nóbrega, Abraão Pinto de Oliveira ; Diniz, Marcelo Andrade ;

Artigo completo:

Tornar um ambiente acessível vai além de possibilitar o livre deslocamento e equidade em respeito aos acessos. Engloba questões muitas vezes subjugadas e tidas como secundárias, dentre elas, a orientabilidade, compreensão e/ou legibilidade espacial. Este artigo apresenta os estudos desenvolvidos para a iniciativa de extensão “Projeto participativo de sinalização para a reitoria da UFPB: agregando acessibilidade ao ambiente construído, ano 2”, enfatizando uma das suas vertentes projetuais aplicadas: o uso da cor como ferramenta identitária para sinalização. O objetivo da pesquisa entende-se por desenvolver um projeto de sinalização acessível que integrasse diferentes modelos e tipologias de informação. Assim, possibilitando variabilidade em arranjos funcionais para melhora da orientabilidade no interior da reitoria da Universidade Federal da Paraíba. A abordagem técnico-metodológica é fundamentada pela discussão trazida por conceitos como: desenho universal, percepção espacial e orientabilidade autônoma. Há também a uma forte relação com o planejamento estratégico através de lógicas da decomposição ambiental inerentes ao wayfinding. Neste cenário, os processos de compartimentação funcional e discussão sobre graus de interação pelas atividades e proximidade física serviram para sua setorização de modo otimizado. Deste modo, os elementos de sinalização desenvolvidos puderam ser condensados, gerando um produto mais coerente e integrado nas suas variações – por existir informações táteis e visuais dispersas nos planos verticais e horizontais. Uma das soluções desenvolvidas em consequência aos estudos é a definição e adoção do conceito imagético utilizado, caracterizado pelo uso de uma escala cromática determinante para a identidade visual do projeto, também vinculada aos outros modelos propostos.

Artigo completo:

Making an environment accessible goes beyond allowing free movement and fairness about the access. It encompasses issues often subjugated and taken as secondary, among them, the orientability, comprehension and/or spatial readability. This article presents the studies developed for the extension initiative “Participatory signaling project for the UFPB’s rectory: adding accessibility to the built environment, year 2”, emphasizing one of its applied design aspects: the use of color as an identity tool for signaling. The objective of the research is to develop an accessible signaling project that integrates different models and typologies of information. Thus, allowing variability in functional arrangements to improve orientability within the rectory of Paraiba’s Federal University. The technical-methodological approach is based on the discussion brought by concepts such as universal design, spatial perception, and autonomous orientability. Also, there is a strong relationship with strategic planning through the logic of environmental decomposition inherent in wayfinding. In this scenario, the processes of functional compartmentalization and discussion about the degrees of interaction by activities and physical proximity served to optimize their sectorization. Thus, the developed signaling elements could be condensed, generating a more coherent and integrated product in its variations - because there is tactile and visual information dispersed in the vertical and horizontal planes. One of the solutions developed as a result of the studies is the definition and adoption of the imagetic concept used, characterized by the use of a chromatic scale that determines the visual identity of the project, also linked to the other proposed models.

Palavras-chave: Cores, orientabilidade, identidade visual, wayfinding, sinalização acessível,

Palavras-chave: Colors, orientability, visual identity, wayfinding, accessible signage,

DOI: 10.5151/eneac2020-15

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Nóbrega, Abraão Pinto de Oliveira; Diniz, Marcelo Andrade; "A cor como ferramenta identitária para sinalização acessível: o estudo de caso da reitoria da UFPB", p. 99-110 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-15

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações