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Conhecendo a invisibilidade: Um mapeamento da deficiência para o fomento da política de inclusão e acessibilidade da UFPB

Knowing an invisibility: Mapping the disability to promote the inclusion and accessibility politics of UFPB

Sarmento, Bruna Ramalho ; Costa, Angelina Dias Leão ;

Artigo completo:

Este artigo fomenta a discussão acerca da acessibilidade nos centros de ensino superior, uma vez que o aprimoramento e implantação das politicas de inclusão e acessibilidade contribuem diretamente com o percentual de pessoas com deficiência (PcD) matriculadas. Nessa linha, objetiva-se apresentar um breve panorama da presença, tanto em termos quantitativos quanto espaciais, dos estudantes com deficiência no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), bem como de algumas das ações desenvolvidas em prol da inclusão e acessibilidade na Instituição. A metodologia adotada contou com sistematização e análise de dados levantados junto ao Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) e Laboratório de Acessibilidade (LACESSE), ambos da UFPB; os quais foram tabulados e processados em mapas, gráficos e tabelas, gerando cenários que auxiliarão na elaboração de diretrizes para a política de acessibilidade da UFPB. Os resultados apontam uma crescente no número de PcD ingressando na Instituição, e demonstram a existência de projetos de melhorias físico-espaciais, pedagógicas e comunicacionais, contudo, a muito a se alcançar para a consolidação da inclusão e acessibilidade dos seus usuários.

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This article promotes the discussion about accessibility in higher education centers, since the improvement and implementation of inclusion and accessibility policies directly contribute to the percentage of people with disabilities (PwD) enrolled. In this line, the objective is to present a brief overview of the presence, both in quantitative and spatial terms, of students with disabilities on campus I of the Federal University of Paraíba (UFPB), as well as some of the actions developed in favor of inclusion and accessibility in Institution. The methodology adopted included systematization and analysis of data collected from the Inclusion and Accessibility Committee (CIA) and the Accessibility Laboratory (LACESSE), both from UFPB; which were tabulated and processed in maps, graphs and tables, generating scenarios that will assist in the elaboration of guidelines for the UFPB accessibility policy. The results point to an increase in the number of PwD entering the Institution, and demonstrate the existence of physical-spatial, pedagogical and communicational improvement projects, however, there is still a lot to be achieved to consolidate the inclusion and accessibility of its users.

Palavras-chave: política de acessibilidade, acessibilidade, pessoas com deficiência, universidade,

Palavras-chave: accessibility politics, accessibility, people with disabilities, university,

DOI: 10.5151/eneac2020-28

Referências bibliográficas
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Como citar:

Sarmento, Bruna Ramalho; Costa, Angelina Dias Leão; "Conhecendo a invisibilidade: Um mapeamento da deficiência para o fomento da política de inclusão e acessibilidade da UFPB", p. 265-276 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-28

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