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A percepção do usuário no ambiente construído em relação a evacuação emergencial de locais de grande público: o caso dos terminais de passageiros

The user's perception of the built environment in relation to the emergency evacuation of public places: the case of passenger terminals

Brombilla, Douglas de Castro; Vergara, Lizandra Garcia Lupi; Souza, João Carlos;

Artigo completo:

Ao investigar os acidentes em locais de grande público, várias lacunas são identificadas como o comportamento das multidões e principalmente problemas na orientação dos usuários em uma situação de emergência. Portanto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma avaliação da evacuação emergencial de um terminal de passageiros, levando em consideração a forma arquitetônica adotada e a percepção do usuário em relação a orientação no ambiente construído. A hipótese é que, além da existência de rotas de fuga convenientemente dimensionadas, um dos principais fatores que dificultam a evacuação emergencial de locais de grande público é a falta de conhecimento prévio do espaço pelos usuários. Desta forma, a percepção do ambiente auxilia o usuário na tomada de decisão para se evadir do local no momento de uma emergência. Para a fundamentação do trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica sobre: comportamento das multidões e orientação espacial. A metodologia escolhida foi a exploratória (qualitativa), com a aplicação de métodos distintos como a visita exploratória e entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram parcialmente confirmados, conforme a hipótese. Ficou evidente que a sinalização para rotas de fugas não é eficiente no ponto de vista dos usuários e que o conhecimento prévio do local não é um fator preponderante. Pode-se afirmar que o ambiente construído influencia na tomada de decisão dos usuários, que tentam se localizar ou agir, conforme as suas percepções.

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When investigating accidents in public places, several gaps are identified as the behavior of the crowds and mainly problems in guiding users in an emergency situation. Therefore, the objective of this work was to develop an assessment of the emergency evacuation of a passenger terminal, taking into account the architectural form adopted and the user's perception of the orientation in the built environment. The hypothesis is that, in addition to the existence of conveniently dimensioned escape routes, one of the main factors that hinder the emergency evacuation from public places is the lack of previous knowledge of the space by users. In this way, the perception of the environment assists the user in making a decision to escape from the place at the time of an emergency. To support the work, a bibliographic review was carried out on: crowd behavior and spatial orientation. The chosen methodology was exploratory (qualitative), with the application of different methods such as the exploratory visit and semi-structured interviews. The results were partially confirmed, according to the hypothesis. It was evident that the signs for escape routes are not efficient from the users' point of view and that prior knowledge of the location is not a major factor. It can be said that the built environment influences the decision making of users, who try to locate or act, according to their perceptions.

Palavras-chave: Ambiente construído, Percepção ambiental, Segurança,

Palavras-chave: Built environment, Environmental perception, Security,

DOI: 10.5151/eneac2020-58

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Brombilla, Douglas de Castro; Vergara, Lizandra Garcia Lupi; Souza, João Carlos; "A percepção do usuário no ambiente construído em relação a evacuação emergencial de locais de grande público: o caso dos terminais de passageiros", p. 668-679 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-58

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