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Avaliação ergonômica do ambiente construído: estudo de caso da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI/UFMA

Ergonomic evaluation of the built environment: case study of Integrated Third Age University – UNITI/UFMA

Marques, Arthur José Silva ; Araújo, Railde Paula Diniz ; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque ;

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O aumento da população idosa é uma constante em todo o mundo. No Brasil estes números têm crescido significativamente de acordo com os dados estatísticos do IBGE (2010) e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2014). Contudo, o envelhecimento não deve ser entendido como a etapa final da vida humana, mas um momento de ressignificação da idade. Por isso, é necessário criar estratégias para melhorar as condições físicas, psicológicas e sociais da população que envelhece. Pensando nisso, o ambiente educacional proposto pelas Universidades para a Terceira Idade, mostra-se importante. O presente artigo tem como objetivo a avaliação do ambiente de ensino da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI/UFMA, pelos princípios propostos na Metodologia Ergonômica do Ambiente Construído - MEAC, onde foram realizadas as etapas metodológicas: Análise global do ambiente; Identificação da configuração ambiental; Avaliação do ambiente em uso; Percepção ambiental do usuário, onde foi utilizado a ferramenta “estrela de valor” de Krucken (2009) e finalizando com a etapa de Diagnose e as recomendações, onde levantou-se alguns apontamentos a serem discutidos e averiguados com relação a constrangimentos e adequações as normas da ISO e NBR´s destinadas ao ambiente de ensino.

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The increase in the elderly population is a constant worldwide. In Brazil these numbers have grown significantly according to statistical data from IBGE (2010) and the Brazilian Society of Geriatrics and Gerontology (2014). However, aging should not be understood as the final stage of human life, but a moment of redefinition of age. Therefore, it is necessary to create strategies to improve the physical, psychological and social conditions of the aging population. Thinking about it, the educational environment proposed by Universities for the Elderly, proves to be important. This article aims to evaluate the teaching environment of the Integrated University of the Third Age - UNITI / UFMA, by the principles proposed in the Ergonomic Methodology of the Built Environment - MEAC, where the methodological steps were carried out: Global analysis of the environment; Identification of the environmental configuration; Assessment of the environment in use; Environmental perception of the user, where Krucken's “value star” tool (2009) was used and ending with the Diagnosis stage and the recommendations, which raised some notes to be discussed and investigated regarding constraints and adjustments to ISO standards and NBR´s for the teaching environment.

Palavras-chave: terceira idade, ergonomia, educação, ambiente de ensino,

Palavras-chave: elderly, ergonomics, education, teaching environment,

DOI: 10.5151/eneac2020-96

Referências bibliográficas
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Como citar:

Marques, Arthur José Silva; Araújo, Railde Paula Diniz; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque; "Avaliação ergonômica do ambiente construído: estudo de caso da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI/UFMA ", p. 1188-1202 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-96

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