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Valorização da ergonomia em graduação de arquitetura no Brasil

Appreciation of ergonomics in architecture graduation in Brazil

Lôbo, Marcella; Villarouco, Vilma; Martins, Laura;

Artigo completo:

Este artigo aborda aspectos do estudo da disciplina de ergonomia no curso de arquitetura ofertado pelas universidades públicas do Brasil, a fim de apresentar a relação entre a oferta dos cursos ao longo do país e a disciplina em questão. Como método avaliativo, foram analisados dados quantitativos fornecidos pelo MEC e a interpretação de informações obtidas nos respectivos portais institucionais, gerando tabelas e gráficos comparativos que demonstram a pequena valorização da ergonomia nos cursos de arquitetura no país além da não obrigatoriedade do ensino na maioria das universidades.

Artigo completo:

This article presents the study aspects of this discipline at architecture courses offered by the Public Universities of Brazil, in order to demonstrate the relationship between the course offer in Brazil and this subject. As an evaluative method, quantitative data used by MEC were analyzed and interpreted with information founded at institutional portals, generating comparative tables and graphs that demonstrate a little appreciation of ergonomics in architecture courses in the country beyond the non compulsory study in most universities.

Palavras-chave: ergonomia, arquitetura, universidades públicas do Brasil, valorização da ergonomia, disciplina obrigatória,

Palavras-chave: ergonomics, architecture, public universities of Brazil, valuation of ergonomics, compulsory course,

DOI: 10.5151/eneac2020-56

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Lôbo, Marcella; Villarouco, Vilma; Martins, Laura; "Valorização da ergonomia em graduação de arquitetura no Brasil", p. 650-658 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-56

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