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Interiorização de novos campi de Institutos Federais: análise ergonômica do ambiente construído de uma biblioteca no interior do nordeste brasileiro

Interiorization of new Federal Institutes campuses: ergonomic analysis of the built environment of a library in the Brazilian Northeast region

Banks, Raphaela; Silva, Aline; Araújo, Gael; Barros, Bruno;

Artigo completo:

Nas últimas duas décadas Universidades, Institutos Federais e instituições privadas intensificaram o processo de interiorização de seus campi (até então predominantemente situados em capitais), o que levou a uma acelerada construção de novas edificações. Dada a velocidade do fenômeno, entre outros fatores, muitos desses centros educacionais foram inaugurados sem a devida atenção à fatores ergonômicos, gerando edificações inadequadas sob o ponto de vista humano, devido à padronização dos projetos. Assim, o presente artigo relata o processo de análise ergonômica do ambiente construído da biblioteca de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, recentemente instalado em uma cidade no interior de um estado do Nordeste do Brasil. Portanto, tendo em vista as peculiaridades do ambiente escolar e em específico da biblioteca, para a análise foi adotada a Metodologia para Projetos de Construção Centrados no Usuário, proposta por Attaianase e Duca (2012), seguindo o cumprimento das seguintes etapas: realização de briefing de design, definição de perfis de usuários e grupos de ajuste, análise da tarefa, adaptação às necessidades dos usuários e primeiros detalhes arquitetônicos. Dessa forma, foram identificados os pontos passíveis de melhorias ergonômicas no ambiente em questão, e tendo as problemáticas encontradas como base, foi então elaborado um projeto de interior com propostas para alterações no leiaute, dentre outras recomendações. O objetivo foi a melhoria ergonômica do ambiente construído da biblioteca analisada, buscando assim um espaço otimizado e com maior conforto para as pessoas que nele transitam.

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In the last two decades Universities, Federal Institutes and private institutions have intensified the process of interiorizing their campi (hitherto predominantly located in capitals), which has led to an accelerated construction of new buildings. Given the speed of the phenomenon, among other factors, many of these educational centers were opened without due attention to ergonomic factors, generating buildings that are inadequate from a human point of view, due to the standardization of projects. Thus, this article reports the process of ergonomic analysis of the built environment of the library of a Federal Institute of Education Science and Technology, recently installed in a city in the interior of a state in the Northeast of Brazil. Therefore, given the peculiarities of the school environment and specifically, the library, it was adopted for the analysis the Methodology for User-Centered Construction Projects, proposed by Attaianase and Duca (2012), following these steps: design briefing, definition of user profiles and adjustment groups, task analysis, adaptation to users' needs and first architectural details. Thus, the points that could be ergonomically improved in the environment were identified, and having the problems being pointed out, an interior design project was then elaborated with proposals for changes in the layout, among other recommendations. The goal was the ergonomic improvement of the built environment of the analyzed library, thus seeking an optimized space and greater comfort for the people utilizing it.

Palavras-chave: ergonomia do ambiente construído; análise ergonômica; biblioteca,

Palavras-chave: built environment ergonomics; ergonomic analysis; library,

DOI: 10.5151/eneac2020-97

Referências bibliográficas
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Como citar:

Banks, Raphaela; Silva, Aline; Araújo, Gael; Barros, Bruno; "Interiorização de novos campi de Institutos Federais: análise ergonômica do ambiente construído de uma biblioteca no interior do nordeste brasileiro ", p. 1203-1217 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-97

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