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Avaliação e percepção das rotas acessíveis em equipamentos urbanos selecionados no Brasil e Colômbia: estratégias metodológicas

Evaluation and perception of accessible routes in selected urban equipaments in Brazil and Colombia: methodological strategies

Brandão, Beatriz Helena Bueno ; Bueno, Laura Machado de Mello ;

Artigo completo:

Este trabalho tratou das estratégias metodológicas utilizadas para investigar e perceber as rotas acessíveis a partir de equipamentos urbanos selecionados e avaliar as condições de acessibilidade e conectividade desses trajetos. Esses equipamentos urbanos recentes, selecionados em Medellín (Colômbia) e Campinas (Brasil) foram investigados segundo a Avaliação Pós Ocupação, por tratar-se de uma metodologia que analisa os ambientes construídos após a execução e ocupação pela comunidade usuária. Além disso, possibilita a releitura e a reavaliação desses ambientes podendo indicar melhorias a serem implementadas em ações presentes e futuras. A partir dos métodos propostos pela APO, foram adaptados os instrumentos utilizados (fichas de visita de campo, mapas de registro de percursos, mapas de traçado de rotas acessíveis). Foram realizados levantamentos físicos dos equipamentos urbanos selecionados a partir da observação direta em visitas de campo com percursos interno, externo e no entorno; do registro fotográfico no local; da consulta a fotos em livros e sites; consultas aos projetos dos equipamentos investigados e a pessoas significativas, das quais obtivemos depoimentos. A aplicação dessas técnicas possibilitou a elaboração de fichamento dos equipamentos visitados e mapeamento da situação atualizada desses locais, inclusive no registro da mobilidade e da acessibilidade aos usuários. Os equipamentos investigados permitiram compreender a dinâmica própria e diferenciada dos lugares, e perceber que a análise para subsidiar o desenvolvimento de propostas para o aprimoramento de rotas acessíveis deve considerar diferenças físicas e comportamentais observadas.

Artigo completo:

This work dealt with the methodological strategies used to investigate and understand the accessible routes from selected urban equipment and to assess the conditions of accessibility and connectivity of these routes. These recent urban equipment, selected in Medellín (Colombia) and Campinas (Brazil) were investigated according to the Post-Occupancy Evaluation, as it is a methodology that analyzes the environments built after the execution and occupation by the user community. In addition, it allows the reassessment of those environments indicating improvements opportunities that can be implemented in present and future actions. The instruments used (field visit cards, route registration maps, accessible route layout maps) were adapted based on the methods proposed by POE. Physical surveys of the selected urban equipment were carried out based on direct observation in field visits with internal, external and surrounding routes; photographic record on site; books and websites’ photos consultation; consulting the investigated equipment projects and significant persons, from whom we obtained testimonials. The application of these techniques allowed us to prepare a file of the equipment visited and map the updated situation of these locations, including the registration of mobility and accessibility to users. The investigated equipment allowed the understanding of each place’s proper and differentiated dynamics, and resulted in the perception that the analysis that supports the development of improvement proposals for accessible routes must consider the physical and behavioral differences observed.

Palavras-chave: Rotas acessíveis, Equipamentos urbanos, Metodologia, Avaliação Pós Ocupação,

Palavras-chave: Accessible routes, Urban equipment, Methodology, Post-Occupancy Evaluation,

DOI: 10.5151/eneac2020-10

Referências bibliográficas
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Como citar:

Brandão, Beatriz Helena Bueno; Bueno, Laura Machado de Mello; "Avaliação e percepção das rotas acessíveis em equipamentos urbanos selecionados no Brasil e Colômbia: estratégias metodológicas ", p. 53-65 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-10

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