• -

Site do evento

Comissão organizadora

  • André Leme Fleury
  • Cyntia Santos Malaguti de Sousa
  • Laura Bensenõr Lotufo
  • Raquel Forma Klafke

Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.

fevereiro 2018 vol. 4 num. 1

1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP

Resumos

O Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP, fundado em 2017,  foi constituído a partir de uma reestruturação progressiva da área de concentração Design e Arquitetura do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP. Essa transformação foi decorrente tanto da necessidade de atualização das suas linhas de pesquisa, buscando incorporar temas emergentes de pesquisas na área, como também acolher as investigações dos novos docentes e alunos do Curso de Graduação em Design da FAUUSP, criado em 2006.  

As duas linhas vigentes no programa são: Teoria e História do Design, que abrange estudos sobre aspectos históricos, conceituais e teóricos que fundamentam e constituem o campo do Design; e Design: Processos e Linguagens, congregando investigações sobre processos de projeto sob o ponto de vista da prospecção, métodos, produção e uso de produtos, sistemas e serviços; além de estudos sobre a concepção, experimentação, aplicação de linguagens e materialidades proporcionadas pelos diversos meios de representação e execução.

Este 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP marca o início das atividades do  PPGDesign-FAUUSP e teve como principal objetivo promover trocas de conhecimentos entre as comunidades discente e docente, fortalecendo assim o programa nascente.

Os resumos aqui apresentados sintetizam 44 projetos de pesquisa de mestrado e doutorado em desenvolvimento, abrangendo a produção recente do PPGDesign e pesquisas em fase final de conclusão de trabalhos da área Design e Arquitetura do PPGAU, e que se relacionam aos mais variados assuntos, permeando desde o pensamento do design até o estado da arte em tecnologias de produtos e serviços, incluindo:


  • Projetos que tangenciam questões inerentes à prática de projeto e a sua abrangência como área de conhecimento próprio, dotada de responsabilidade social.

  • Trabalhos que valorizam o “fazer” ao longo do projeto. A reflexão do processo como elemento fundamental do design é demonstrada por estudos de caso, pesquisas de campo e proposições de frameworks conceituais.

  • Design descontextualizado da prática industrial, apresentando saberes artesanais, vernaculares e de pequena escala, associando-se à discussão de enfoques antropológicos, sociológicos e processuais.

  • Design gráfico, com destaque para o campo editorial, apresentando explorações de linguagens e elementos gráficos, em especial em mídia impressa.

  • Projetos relacionados com as diferentes expressões visuais, levando em consideração contextos históricos, aspectos simbólicos e diferentes suportes de aplicação.

  • Conceito de espacialidade no campo do design, ampliando suas possibilidades projetuais ao integrar o pensamento do designer em outra escala.

  • Tecnologias, as novas possibilidades que proporcionam e seus impactos na prática do design.

  • Estéticas e lógicas contemporâneas de interfaces de design, produzindo narrativas de uso com a complexidade proporcionada pelo meio digital.

A riqueza destas propostas é valorizada pela integração entre alunos e orientadores, contribuindo com o avanço do conhecimento e consolidando o campo da pesquisa em design na Universidade de São Paulo.

-

Realização

 

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Maria Angela Faggin Pereira Leite – diretora

Ricardo Marques de Azevedo – vice-diretor

 

Comissão de Pós-Graduação

João Sette Whitaker Ferreira –presidente

José Tavares Correia de Lira – vice-presidente

 

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design (CCP- Design)

Clice de Toledo Sanjar Mazzilli - coordenadora

Cibele Haddad Taralli - vice coordenadora

Marcos da Costa Braga

Priscila Lena Farias

Julia Contreiras – representante discente

 

Programade Pós-graduação em Design da FAUUSP

- Professores permanentes

Clice de Toledo Sanjar Mazzilli

Cibele Haddad Taralli

André Leme Fleury

Cristiane Aun Bertoldi

Cyntia Santos Malaguti de Sousa

Daniela Kutschat Hanns

Denise Dantas

Giselle Beiguelman

Lara Leite Barbosa de Senne

Luis Claudio Portugal do Nascimento

Marcos da Costa Braga

Maria Cecilia Loschiavo dos Santos

Paulo Eduardo Fonseca de Campos

Priscila Lena Farias

- Colaboradores

Alessandro Ventura

Feres Lourenço Khoury

Carlos Roberto Zibel Costa

 

 

Comissão organizadora

- Professores

André Leme Fleury

Cyntia Santos Malaguti de Sousa

- Alunos

Laura Bensenõr Lotufo

Raquel Forma Klafke

 

Design gráfico

Laura Bensenõr Lotufo

Raquel Forma Klafke

 

Apoio

Andre Luis Ferreira

Cristina Maria Arguejo

Fatima Morais