Resumo - Open Access.

Idioma principal

UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK SOBRE O USO DA IMPRESSÃO 3D NA TECNOLOGIA ASSISTIVA DE BAIXA SOFISTICAÇÃO EM PROJETOS REALIZADOS EM NÚCLEOS DE PESQUISA

SOARES, J. M. M. ;

Resumo:

O presente projeto de doutorado tem como objetivo principal a geração de um framework conceitual sobre o uso da impressão 3D na pesquisa em núcleos acadêmicos, enfatizando a área de Design, com foco nos âmbitos de pesquisa e desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (TA) de baixa sofisticação. Por TA de baixa sofisticação entendem-se produtos de auxílio cotidiano como engrossadores de objetos, ajudas táteis a deficientes visuais, e andadores, por exemplo. A escolha por este tema se embasa na importância crescente e popularização do uso da impressão 3D na contemporaneidade, a qual ganha força a partir dos anos 2000. Esse tipo de impressão vem ganhando cada vez mais espaço em múltiplos cenários, e o panorama científico é um dos que tem fomentado seu uso, gerando saídas inovadoras e criativas, a exemplo de projetos na esfera do design e da saúde, conectando a pesquisa nas universidades com as chamadas Tecnologias Assistivas. Assim, a TA é um assunto que igualmente emerge com bastante força nos tempos atuais. Observam-se que núcleos acadêmicos formados por distintas áreas de conhecimento têm realizado com sucesso projetos no âmbito assistivo, sendo esta uma área de interesse crescente, gerando novas perspectivas sobre o uso da impressão 3D no desenvolvimento de produtos. Entender a estruturação do uso dessa impressão no 3D, gerando um modelo de utilização através de um estudo multicaso, é uma proposição feita por este projeto, além de analisar outras instâncias pertinentes.

Resumo:

Palavras-chave: tecnologia assistiva; design assistivo; design; desenvolvimento de produtos,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/spddesign-0040

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SOARES, J. M. M.; "UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK SOBRE O USO DA IMPRESSÃO 3D NA TECNOLOGIA ASSISTIVA DE BAIXA SOFISTICAÇÃO EM PROJETOS REALIZADOS EM NÚCLEOS DE PESQUISA", p. 67-68 . In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/spddesign-0040

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações