Resumo - Open Access.

Idioma principal

Tecnologia digital e mediação de conteúdo em museus: Impactos para a experiência do visitante em exposições museológicas nacionais

RICCA, D. E. P. ;

Resumo:

Objetiva-se entender como se dá a experiência do visitante em museus nacionais que integrem tecnologias computacionais digitais a instalações e artefatos mediadores de conteúdo. Busca-se tal entendimento a partir de um estudo qualitativo de ações desta natureza associado a observação do usuário em atividade. Busca-se considerar aspectos cognitivos, sociais, culturais e semióticos oriundos de tais experiências. Contribuições e impactos para o visitante serão estudados partindo, primeiramente, de um reconhecimento preliminar de propostas nacionais notáveis da última década, com o intuito de obter uma visão geral do estado da arte de aplicações desta natureza no país. Em seguida, pretende-se aprofundar-se do aspecto humano por meio de uma análise observacional de um estudo de caso único selecionado, sendo este o projeto “A Voz da Arte”, realizado em parceria pela Pinacoteca de São Paulo e a IBM. Tal ação buscou associar arte e tecnologia pela interação. Nela o visitante interage verbalmente com sete obras do museu utilizando-se do IBM Watson, sendo este um sistema de inteligência artificial que serve como mediador do diálogo entre pessoas e obras de arte tendo a tecnologia como ferramenta dessa mediação. A coleta de dados se deu por levantamento de áudio e vídeo da interação de quinze visitantes, seguida por uma entrevista semiestruturada tratando de questões relativas a experiência individual de cada um a respeito da atividade de interação. As informações coletadas serão consideradas em conjunto com as opiniões dos usuários, bem como com a dos idealizadores do projeto, e analisadas segundo a perspectiva da Teoria da Atividade.

Resumo:

Palavras-chave: tecnologia em museus; mediação de conteúdo; cognição; interação humano-computador; teoria da atividade,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/spddesign-0037

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

RICCA, D. E. P.; "Tecnologia digital e mediação de conteúdo em museus: Impactos para a experiência do visitante em exposições museológicas nacionais", p. 61-62 . In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/spddesign-0037

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações