Resumo - Open Access.

Idioma principal

O ensino de projeto de design no Curso Colegial de Desenho de Comunicação Iadê. (No período de 1969 a 1987) Um olhar histórico e reflexivo da sua existência

STEPHAN, A. P. ;

Resumo:

A proposta deste projeto tem por objetivo desenvolver uma pesquisa que possibilite uma reflexão no contexto cultural, social, econômico, tecnológico de São Paulo e a relação do ensino técnico de design no Iadê, através da contribuição intelectual e conceitual de arquitetosprofessores advindos da FAU-USP, FAU Mackenzie, artistas plásticos e designers da Fundação Armando Alvares Penteado e professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Para tanto estamos focando a parte do ensino das disciplinas afeitas ao design no Iadê e relacioná-las ao campo do design, no mesmo período em que eram implantadas a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) no Rio de Janeiro (1963) e a introdução das disciplinas de Desenho do Objeto e Comunicação Visual na FAU-USP (1962). No atual estado da pesquisa estabelecemos uma hipótese a partir de 3 eixos básicos: 1. As influências do contexto social, econômico, tecnológico e político existentes no país, no período das décadas de 1950 a 1980, com as quais o Instituto de Artes e Decoração-Iadê conviveu. 2. A contribuição conceitual dos arquitetos-professores advindos da FAU-USP que traziam consigo a renovação do ensino da arquitetura introduzida por João Batista Vilanova Artigas, somando-se aqui os também arquitetos-professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie e dos artistas plásticos e designers provenientes da Fundação Armando Alvares Penteado. 3. Por fim, conforme citado pelo Prof. Emilio Fernandez Cano, a filosofia de José Ortega y Gasset, que questiona a barbárie de “especialização” e a perda da cultura integral.

Resumo:

Palavras-chave: ensino técnico; design; metodologia de projeto,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/spddesign-0041

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

STEPHAN, A. P.; "O ensino de projeto de design no Curso Colegial de Desenho de Comunicação Iadê. (No período de 1969 a 1987) Um olhar histórico e reflexivo da sua existência", p. 69-70 . In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/spddesign-0041

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações