Blucher Design Proceedings
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Situações Lúdicas para o brincar no espaço urbano: Relevância social, processo projetual e experimentações
Situações Lúdicas para o brincar no espaço urbano: Relevância social, processo projetual e experimentações
Resumo:
Propõe-se analisar como são criados e concebidos espaços voltados ao livre brincar infantil visando elaborar algumas premissas projetuais que poderiam contribuir para a forma como se propõem estes espaços. Pretende-se investigar que aspectos são considerados para que se estimulem autonomia, cooperação, interação e criatividade nas crianças, destacando aqueles que exploram essencialmente a pintura no piso. Inicialmente, será apresentada a fundamentação teórica relativa ao livre brincar, o conceito de lúdico a partir de Huizinga e sua importância no desenvolvimento físico e motor, psicossocial e cognitivo infantil segundo Piaget, Vigotsky e Winnicott. Também serão analisadas as questões urbanas e a relevância de se suscitar, nas crianças, sentimento de pertencimento, identidade e cidadania destacando iniciativas que se realizaram durante o movimento moderno com Aldo van Eyck e o casal Smithson e durante a instauração da crítica de arquitetura e urbanismo sob a ótica de Jane Jacobs. E, por fim, serão esquadrinhadas algumas teorias e discussões referentes ao processo projetual contemporâneo para a criação de espaços destinados ao brincar que apóiem e estimulem as crianças, sem cerceá-las e restringi-las, nem subjugar sua capacidade criativa, considerando a responsabilidade social do arquiteto, por Elvira de Almeida e Mayumi Souza Lima. Métodos de escuta, propostas participativas lúdico-criativas e experimentos, entre outras ferramentas de coleta de dados preconizadas pela Antropologia das Infâncias, foram realizados em uma escola municipal de educação infantil de São Paulo a fim de explorar as percepções e relações das crianças entre si, com o espaço, com a cidade e com o brincar.
Propõe-se analisar como são criados e concebidos espaços voltados ao livre brincar infantil visando elaborar algumas premissas projetuais que poderiam contribuir para a forma como se propõem estes espaços. Pretende-se investigar que aspectos são considerados para que se estimulem autonomia, cooperação, interação e criatividade nas crianças, destacando aqueles que exploram essencialmente a pintura no piso. Inicialmente, será apresentada a fundamentação teórica relativa ao livre brincar, o conceito de lúdico a partir de Huizinga e sua importância no desenvolvimento físico e motor, psicossocial e cognitivo infantil segundo Piaget, Vigotsky e Winnicott. Também serão analisadas as questões urbanas e a relevância de se suscitar, nas crianças, sentimento de pertencimento, identidade e cidadania destacando iniciativas que se realizaram durante o movimento moderno com Aldo van Eyck e o casal Smithson e durante a instauração da crítica de arquitetura e urbanismo sob a ótica de Jane Jacobs. E, por fim, serão esquadrinhadas algumas teorias e discussões referentes ao processo projetual contemporâneo para a criação de espaços destinados ao brincar que apóiem e estimulem as crianças, sem cerceá-las e restringi-las, nem subjugar sua capacidade criativa, considerando a responsabilidade social do arquiteto, por Elvira de Almeida e Mayumi Souza Lima. Métodos de escuta, propostas participativas lúdico-criativas e experimentos, entre outras ferramentas de coleta de dados preconizadas pela Antropologia das Infâncias, foram realizados em uma escola municipal de educação infantil de São Paulo a fim de explorar as percepções e relações das crianças entre si, com o espaço, com a cidade e com o brincar.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/spddesign-0032
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
NIVOLONI, G. G.; "Situações Lúdicas para o brincar no espaço urbano: Relevância social, processo projetual e experimentações", p-51-52.
In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings].
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/spddesign-0032
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TY - CONF T1 - Situações Lúdicas para o brincar no espaço urbano: Relevância social, processo projetual e experimentações JO - Blucher Design Proceedings VL - 4 IS - 1 SP - 51 EP - 52 PY - 2018 T2 - 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP AU - SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/spddesign-0032 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/situaes-ldicas-para-o-brincar-no-espao-urbano-relevncia-social-processo-projetual-e-experimentaes-27852 KW - ER -
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G. G. NIVOLONI, Situações Lúdicas para o brincar no espaço urbano: Relevância social, processo projetual e experimentações, Blucher Design Proceedings, Volume 4, 2018, Pages 51-52, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/spddesign-0032 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/situaes-ldicas-para-o-brincar-no-espao-urbano-relevncia-social-processo-projetual-e-experimentaes-27852) Palavras-chave:: ;