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Não é só um emoji: a representação visual do gênero feminino em signos de mensageiros instantâneos entre 2006 e 2016
Não é só um emoji: a representação visual do gênero feminino em signos de mensageiros instantâneos entre 2006 e 2016
Resumo:
Este projeto consiste em uma investigação acerca das estratégias de representação gráfica do gênero feminino em emojis – símbolos pictográficos inseridos em textos, que representam conceitos como emoções, sentimentos, atividades ou objetos de escalas variadas. O objetivo principal da pesquisa é desenvolver um esquema de análise visual para identificar, a partir de uma perspectiva cronológica, quais elementos gráficos foram incorporados ou modificados nesses signos digitais para atender a pautas contemporâneas de igualdade de gênero. A pesquisa será estruturada em três partes: a primeira é dedicada ao estudo do gênero como categoria de análise para o Design; a segunda é dedicada a um resgate genealógico dos emojis como objeto de estudo do campo do Design Visual; a terceira e última consiste em relacionar as partes previamente discutidas em uma análise sobre os discursos generificados projetados nos emojis, com ênfase em sua função simbólica. Assim serão comparados emojis de dois mensageiros eletrônicos populares em 2006, ICQ 5.1 (2006) e MSN 7.5 (2005), com as versões equivalentes ou próximas dos sistemas operacionais contemporâneos iOS e Android (Unicode 9.0), a partir de critérios pragmáticos (tamanho, dimensão, aplicação), sintáticos (forma, cor, modulação) e semânticos (valores culturais). Os resultados serão expostos tanto descritiva quanto diagramaticamente. Espera-se, por fim, destacar a importância do Design Visual como agente ativo na construção e uso dos meios de comunicação; não apenas refletindo-os, mas apontando para caminhos alternativos de representação de gênero.
Este projeto consiste em uma investigação acerca das estratégias de representação gráfica do gênero feminino em emojis – símbolos pictográficos inseridos em textos, que representam conceitos como emoções, sentimentos, atividades ou objetos de escalas variadas. O objetivo principal da pesquisa é desenvolver um esquema de análise visual para identificar, a partir de uma perspectiva cronológica, quais elementos gráficos foram incorporados ou modificados nesses signos digitais para atender a pautas contemporâneas de igualdade de gênero. A pesquisa será estruturada em três partes: a primeira é dedicada ao estudo do gênero como categoria de análise para o Design; a segunda é dedicada a um resgate genealógico dos emojis como objeto de estudo do campo do Design Visual; a terceira e última consiste em relacionar as partes previamente discutidas em uma análise sobre os discursos generificados projetados nos emojis, com ênfase em sua função simbólica. Assim serão comparados emojis de dois mensageiros eletrônicos populares em 2006, ICQ 5.1 (2006) e MSN 7.5 (2005), com as versões equivalentes ou próximas dos sistemas operacionais contemporâneos iOS e Android (Unicode 9.0), a partir de critérios pragmáticos (tamanho, dimensão, aplicação), sintáticos (forma, cor, modulação) e semânticos (valores culturais). Os resultados serão expostos tanto descritiva quanto diagramaticamente. Espera-se, por fim, destacar a importância do Design Visual como agente ativo na construção e uso dos meios de comunicação; não apenas refletindo-os, mas apontando para caminhos alternativos de representação de gênero.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/spddesign-0018
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
KLAFKE, R. F.; "Não é só um emoji: a representação visual do gênero feminino em signos de mensageiros instantâneos entre 2006 e 2016", p-35-36.
In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings].
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/spddesign-0018
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TY - CONF T1 - Não é só um emoji: a representação visual do gênero feminino em signos de mensageiros instantâneos entre 2006 e 2016 JO - Blucher Design Proceedings VL - 4 IS - 1 SP - 35 EP - 36 PY - 2018 T2 - 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP AU - SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/spddesign-0018 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/no-s-um-emoji-a-representao-visual-do-gnero-feminino-em-signos-de-mensageiros-instantneos-entre-2006-e-2016-27838 KW - ER -
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R. F. KLAFKE, Não é só um emoji: a representação visual do gênero feminino em signos de mensageiros instantâneos entre 2006 e 2016, Blucher Design Proceedings, Volume 4, 2018, Pages 35-36, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/spddesign-0018 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/no-s-um-emoji-a-representao-visual-do-gnero-feminino-em-signos-de-mensageiros-instantneos-entre-2006-e-2016-27838) Palavras-chave:: ;