Resumo - Open Access.

Idioma principal

Design de mobiliário urbano para o público infantil: a "Academia da Primeira Idade" na cidade de São Paulo

VIEIRA, A. B. S. ;

Resumo:

Este trabalho se concentra no estudo do uso e na apropriação do mobiliário urbano no espaço público de lazer, em parques e praças da cidade de São Paulo na atualidade. Estuda, analisa e traz reflexões sobre um conjunto de equipamentos projetados para o público infantil, localizados nas áreas de playgrounds e nomeados de “Academia da Primeira Idade” (API). Traz dados bibliográficos gerais sobre mobiliário urbano; equipamentos no espaço livre público; o brincar e se exercitar na infância; e o histórico sobre as academias ao ar livre até a implantação desta tipologia para o uso de crianças. Por meio de pesquisa de campo nos locais selecionados, capta as opiniões dos usuários (crianças) e seus acompanhantes, além da visão de especialistas, fabricantes e órgãos públicos responsáveis. Investiga e analisa as relações de uso e apropriação pelos usuários, com enfoque no design dos equipamentos da API (em termos funcionais, de uso, formais, comportamentais e de interações sociais) e de suas relações de implantação no ambiente. Utiliza como método várias ferramentas para captação dos dados de pesquisa, como: observação não participante; entrevista com responsáveis e especialistas; protocolo de redação (storytelling) com as crianças usuárias. Esta pesquisa pretende contribuir com referências qualitativas para o Design e Arquitetura em novas implantações e novos projetos de mobiliário urbano neste segmento. Apresenta alguns resultados parciais, incluindo a experiência no levantamento de dados junto aos agentes envolvidos (stakeholders), e o cadastro à Plataforma Brasil de pesquisa.

Resumo:

Palavras-chave: mobiliário urbano; design urbano; academia ao ar livre; equipamentos para crianças; academia da primeira idade,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/spddesign-0043

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

VIEIRA, A. B. S.; "Design de mobiliário urbano para o público infantil: a "Academia da Primeira Idade" na cidade de São Paulo", p. 73-74 . In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/spddesign-0043

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações