Blucher Design Proceedings
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Arte no Instagram: museus imaginários, contracolecionismo e imagens em movimento
Arte no Instagram: museus imaginários, contracolecionismo e imagens em movimento
Resumo:
O objetivo central desta pesquisa é estudar o impacto da reprodução fotográfica de obras de arte no espaço dos museus e o compartilhamento dessas imagens no Instagram. Criado em 2010, época em que o museus começaram a repensar as proibições de se usar celulares ou câmeras nas salas expositivas, o aplicativo acompanhou o surgimento de um fenômeno que vem transformando a forma como nos relacionamos com as obras originais. Ela aponta para uma outra cultura da memória, que pressupõe a musealização do museu e do cotidiano mediada pelo celular. A análise dessa questão é feita sob três perspectivas. A primeira delas baseia-se na ideia de museu imaginário de André Malraux, refletindo sobre os diversos deslocamentos da obra de arte de seu contexto original, e como a acessamos nesta plataforma digital. Uma segunda abordagem interpreta o fenômeno em relação ao chamado contracolecionismo, que apresenta novas metodologias de arquivamento on-line e desafia as práticas institucionais, assim como o impacto causado pela musealização do próprio museu desde que o uso de celulares nos espaços expositivos passou a ser permitido. O terceiro viés da pesquisa se debruça sobre a interface digital do Instagram, tanto na forma como as imagens são vistas nos perfis dos usuários ou pelas hashtags, para analisar novas relações que surgem entre obras de diversos períodos e estilos dispostas lado-a-lado – seja pela configuração aleatória das hashtags ou pela tentativa de se criar uma narrativa curatorial.
O objetivo central desta pesquisa é estudar o impacto da reprodução fotográfica de obras de arte no espaço dos museus e o compartilhamento dessas imagens no Instagram. Criado em 2010, época em que o museus começaram a repensar as proibições de se usar celulares ou câmeras nas salas expositivas, o aplicativo acompanhou o surgimento de um fenômeno que vem transformando a forma como nos relacionamos com as obras originais. Ela aponta para uma outra cultura da memória, que pressupõe a musealização do museu e do cotidiano mediada pelo celular. A análise dessa questão é feita sob três perspectivas. A primeira delas baseia-se na ideia de museu imaginário de André Malraux, refletindo sobre os diversos deslocamentos da obra de arte de seu contexto original, e como a acessamos nesta plataforma digital. Uma segunda abordagem interpreta o fenômeno em relação ao chamado contracolecionismo, que apresenta novas metodologias de arquivamento on-line e desafia as práticas institucionais, assim como o impacto causado pela musealização do próprio museu desde que o uso de celulares nos espaços expositivos passou a ser permitido. O terceiro viés da pesquisa se debruça sobre a interface digital do Instagram, tanto na forma como as imagens são vistas nos perfis dos usuários ou pelas hashtags, para analisar novas relações que surgem entre obras de diversos períodos e estilos dispostas lado-a-lado – seja pela configuração aleatória das hashtags ou pela tentativa de se criar uma narrativa curatorial.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/spddesign-0019
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
LAVIGNE, N. C.; "Arte no Instagram: museus imaginários, contracolecionismo e imagens em movimento", p-1-2.
In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings].
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/spddesign-0019
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TY - CONF T1 - Arte no Instagram: museus imaginários, contracolecionismo e imagens em movimento JO - Blucher Design Proceedings VL - 4 IS - 1 SP - 1 EP - 2 PY - 2018 T2 - 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP AU - SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/spddesign-0019 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/arte-no-instagram-museus-imaginrios-contracolecionismo-e-imagens-em-movimento-27839 KW - ER -
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N. C. LAVIGNE, Arte no Instagram: museus imaginários, contracolecionismo e imagens em movimento, Blucher Design Proceedings, Volume 4, 2018, Pages 1-2, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/spddesign-0019 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/arte-no-instagram-museus-imaginrios-contracolecionismo-e-imagens-em-movimento-27839) Palavras-chave:: ;