Resumo - Open Access.

Idioma principal

Metodologia e criatividade em design: a prática profissional de dez designers de produto selecionados e atuantes em São Paulo

BARONE, E. ;

Resumo:

Em que medida a práxis das atividades projetuais e dos processos criativos dos profissionais de design estão alinhados entre si e com as teorias descritas pela bibliografia internacional? Diversos métodos de projeto elaborados pelos teóricos da área, estudos que buscam sistematizar e criar modelos práticos aplicáveis à atividade criativa e projetual, são adotados no âmbito acadêmico bem como no profissional em design. Cada um desses métodos tem suas peculiaridades, aspectos que coincidem e outros que divergem. Todos com o objetivo de traçar o melhor caminho, para que saindo de um problema, se chegue à melhor e mais adequada solução. Natureza do problema, experiência do projetista, âmbito em que o projeto de design se situa (produto, gráfico ou visual e design de serviços), podem ser indicativos do percurso a ser seguido. Selecionar e entrevistar dez designers de produto atuantes na cidade de São Paulo, com expertise de no mínimo dez anos de atividade no campo comercial. Entrevistá-los, analisar documentos relativos a seus projetos, transcrever os relatos e descrever o que foi observado na memória dos projetos, tomando por base critérios predeterminados através do conhecimento adquirido no referencial teórico. Em seguida fazer a análise crítica dos dados, tentando encontrar, nas entrelinhas, peculiaridades inerentes às individualidades e/ou aspectos genéricos e comuns a mais designers. Por fim, organizar de forma sistematizada as análises, com o intuito de iluminar o campo, para que se possa perceber com mais clareza, possíveis convergências e divergências nos processos utilizados pelos diferentes profissionais, assim como, entre teoria e prática.

Resumo:

Palavras-chave: design; metodologia de projeto; processos criativos; prática projetual; ensino em design,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/spddesign-0005

Referências bibliográficas
Como citar:

BARONE, E.; "Metodologia e criatividade em design: a prática profissional de dez designers de produto selecionados e atuantes em São Paulo", p. 9-10 . In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/spddesign-0005

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações