Resumo - Open Access.

Idioma principal

Troca de experiências e aprendizados entre designers e ativistas sociais em espaços coletivos de uma favela: o caso do ‘Coletivo Maré’ no Rio de Janeiro

MONTUORI, B. F. ;

Resumo:

As iniciativas comunitárias de assentamentos urbanos informais e áreas periféricas metropolitanas vêm resistindo por décadas questões de vulnerabilidade social por meio da cultura, da arte, da educação e outras práticas que resultam em engajamento social e transformação espacial. Neste sentido, a presente pesquisa escolheu como recorte um coletivo de ativistas culturais – ativos nos eixos “Arte e Cultura”, “Desenvolvimento Territorial” e “Comunicação” – da Organização não governamental Redes da Maré. Trata-se de uma iniciativa comunitária que atua desde 1997 em diversos espaços de uso coletivo do Complexo da Maré, um agrupamento de dezesseis favelas localizadas na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Este estudo de base experimental qualitativa tem como objetivo identificar aspectos relevantes sobre processos de colaboração em design na cidade, a partir da vivência e da troca de experiências e aprendizados entre a designer pesquisadora em parceria com coordenadores, funcionários e participantes da iniciativa, por meio de abordagens do design participativo, codesign e design anthropology. Com foco nas formas de improvisação e o fazer coletivo em ações que permeiam as atividades do coletivo, este trabalho busca gerar conhecimento para designers e arquitetos brasileiros no intuito de suscitar caminhos para processos de co-criação no espaço urbano por meio de abordagens experimentais colaborativas. Além disso, a investigação almeja dar relevância às práticas populares e periféricas nos espaços de uso coletivo da metrópole e, paralelamente, enriquecer o campo de atuação do design no âmbito informal e urbano.

Resumo:

Palavras-chave: design; codesign e co-criação; rio de janeiro; favelas; complexo da maré,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/spddesign-0027

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MONTUORI, B. F.; "Troca de experiências e aprendizados entre designers e ativistas sociais em espaços coletivos de uma favela: o caso do ‘Coletivo Maré’ no Rio de Janeiro", p. 41-42 . In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/spddesign-0027

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações