Blucher Design Proceedings
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Ensino superior em design de moda: parâmetros para uma educação transformadora
Ensino superior em design de moda: parâmetros para uma educação transformadora
Resumo:
A condição de insustentabilidade é característica de nosso cenário contemporâneo, e sua alteração pressupõe que o design, que cumpre importante papel entre a produção e o consumo de objetos, tenha sua finalidade e prática substancialmente alteradas. No que diz respeito a um cenário insustentável, atualmente é possível reconhecer na indústria da moda uma parcela significativa de responsabilidade, de maneira que uma alteração na finalidade e prática específicas do design de moda é fundamental. Nesse contexto, o ensino exerce considerável papel na formação do profissional – que atuará, especificamente neste caso, junto à indústria da moda. Considerando que é elevada a quantidade de cursos superiores em moda no Brasil – cerca de 154 cursos de graduação, dos quais aproximadamente 34 são cursos de bacharelado em design de moda –, o ensino configura-se como um relevante campo de estudo e ação. Dessa maneira, como pensar o ensino superior em design de moda em uma perspectiva transformadora no que diz respeito a insustentabilidade? Assim, a presente pesquisa objetiva investigar a abordagem da sustentabilidade no ensino superior em design de moda visando propor parâmetros para abordagens que proporcionem aos alunos uma formação crítica e ativa. Os resultados obtidos a partir dos dados coletados junto a documentos, alunos (as) e professores (as) de bacharelados em Design de Moda de três instituições de ensino superior articulam-se sob a ótica da pedagogia crítica. Esta abordagem pedagógica, por sua vez, é respaldada pelos resultados obtidos a partir dos dados coletados junto a diferentes professoras e pesquisadoras atuantes no campo.
A condição de insustentabilidade é característica de nosso cenário contemporâneo, e sua alteração pressupõe que o design, que cumpre importante papel entre a produção e o consumo de objetos, tenha sua finalidade e prática substancialmente alteradas. No que diz respeito a um cenário insustentável, atualmente é possível reconhecer na indústria da moda uma parcela significativa de responsabilidade, de maneira que uma alteração na finalidade e prática específicas do design de moda é fundamental. Nesse contexto, o ensino exerce considerável papel na formação do profissional – que atuará, especificamente neste caso, junto à indústria da moda. Considerando que é elevada a quantidade de cursos superiores em moda no Brasil – cerca de 154 cursos de graduação, dos quais aproximadamente 34 são cursos de bacharelado em design de moda –, o ensino configura-se como um relevante campo de estudo e ação. Dessa maneira, como pensar o ensino superior em design de moda em uma perspectiva transformadora no que diz respeito a insustentabilidade? Assim, a presente pesquisa objetiva investigar a abordagem da sustentabilidade no ensino superior em design de moda visando propor parâmetros para abordagens que proporcionem aos alunos uma formação crítica e ativa. Os resultados obtidos a partir dos dados coletados junto a documentos, alunos (as) e professores (as) de bacharelados em Design de Moda de três instituições de ensino superior articulam-se sob a ótica da pedagogia crítica. Esta abordagem pedagógica, por sua vez, é respaldada pelos resultados obtidos a partir dos dados coletados junto a diferentes professoras e pesquisadoras atuantes no campo.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/spddesign-0020
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
LIMA, V. F. T.; "Ensino superior em design de moda: parâmetros para uma educação transformadora", p-3-4.
In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings].
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/spddesign-0020
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V. F. T. LIMA, Ensino superior em design de moda: parâmetros para uma educação transformadora, Blucher Design Proceedings, Volume 4, 2018, Pages 3-4, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/spddesign-0020 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ensino-superior-em-design-de-moda-parmetros-para-uma-educao-transformadora-27840) Palavras-chave:: ;