Resumo - Open Access.

Idioma principal

A tradição na produção de louças de mesa na região de Campo Largo, Capital da Louça, no Paraná: investigação histórica das décadas de 1920 a 1960

SÁ, R. L. ;

Resumo:

Neste trabalho são apresentados resultados parciais da pesquisa em andamento e que estuda a tradição na produção de louças de mesa branca, na região de Campo Largo, no Paraná. A abordagem adotada se dá por um paradigma qualitativo em um estudo histórico. E, para tanto, adotou-se uma questão norteadora, que procura por aspectos identificáveis em uma investigação histórica, na tradição da produção de louças de mesa branca, de uso doméstico, que se realizaram no Município de Campo Largo, no Paraná, durante as décadas de 1920 a 1960, do ponto de vista da industrialização e consolidação das várias indústrias pioneiras, de seus processos e tecnologias produtivas de manufatura, dos produtos e projetos. O objetivo foi o de analisar o acervo tridimensional existente no Museu Histórico de Campo Largo e em conjunto com fontes documentais e com isso poder construir de forma cronológica o percurso fabril das indústrias pioneiras que se instalaram na região no início do Século XX. A associação dos documentos com o acervo tridimensional resultou em uma linha do tempo que revela as primeiras indústrias, os primeiros produtos desenvolvidos, bem como o perfil de seus fundadores e também a existência de uma relação entre a práxis e os meios utilizados para a produção das louças de mesa branca. E que essas ações são reveladas em decorrência da experiência do imigrante que ocupou um território que possibilitava a fabricação de um produto que até então era desenvolvido e vendido ao mercado brasileiro por meio de importação.

Resumo:

Palavras-chave: história do design; louças de mesa branca; campo largo; produto; produção,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/spddesign-0038

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SÁ, R. L.; "A tradição na produção de louças de mesa na região de Campo Largo, Capital da Louça, no Paraná: investigação histórica das décadas de 1920 a 1960", p. 63-64 . In: Anais do 1º Seminário de Pesquisa em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP [Blucher Design Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/spddesign-0038

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações