• -

Site do evento

Comissão organizadora

  • Cibele Haddad Taralli
  • Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
  • Luciana Lischewski Mattar
  • Patrícia de Vicq Silva Lobo
  • Renata Mayumi Lopes Fujita
  • Paulo Celso Marcondes de Salles

Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.

outubro 2019 vol. 6 num. 2

2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP

Design e Ensino

Imagem, Linguagem e Comunicação

Design e Memória Gráfica

Design Editorial

Design, Cultura e Sociedade

Processos de Design

Processos de Design, Ambiente e Arquitetura

Sobre o evento

O 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPG–Design FAUUSP), ocorrido em 5 de dezembro de 2018, teve como principal objetivo promover trocas de conhecimentos entre as comunidades discente e docente, por meio da apresentação das pesquisas do campo do design em desenvolvimento na pósgraduação da FAUUSP.

O PPG–Design FAUUSP, fundado em 2017, é constituído por duas linhas de pesquisa: 1) Teoria e História do Design, que abrange estudos sobre aspectos históricos, conceituais e teóricos que fundamentam e constituem o campo do Design; 2) Design: Processos e Linguagens, congregando investigações sobre processos de projeto sob o ponto de vista da prospecção, métodos, produção e uso de produtos, sistemas e serviços; além de estudos sobre a concepção, experimentação, aplicação de linguagens e materialidades proporcionadas pelos diversos meios de representação e execução.

A realização do seminário registrada nestes anais apresenta informações sobre as comissões e a programação do evento, e traz o extrato das pesquisas no formato de resumos, tendo como função mapear as investigações em curso do PPG–Design; acompanhar as temáticas e metodologias em questão, de modo a reconhecer a sua identidade; e compartilhar os conhecimentos produzidos pelo Programa com a sociedade. O seminário contou com palestra de abertura proferida pela Profa Dra. Doris Catherine Cornelie Knatz sobre A Fapesp e a Pesquisa em Design. Os resumos apresentados sintetizam 47 projetos de pesquisa em desenvolvimento, abrangendo a produção recente do PPG–Design (36 projetos – 17 de mestrado e 19 de doutorado), além de pesquisas em fase final de conclusão de trabalhos da área Design e Arquitetura do PPGAU (11 projetos – 2 de mestrado e 9 de doutorado), permeando abordagens das duas linhas de pesquisa mencionadas. As apresentações foram organizadas nas seções temáticas abaixo descritas.


Design e Ensino - Mediação: Cibele Haddad Taralli e Luis Cláudio Portugal do Nascimento

Esta sessão reuniu pesquisas que investigam a temática do ensino e da formação em design, bem como a de sua divulgação para a sociedade. Ela apresenta diversas abordagens e enfoques, que compreendem estudos e análises históricas na formação e nos currículos de cursos técnicos e de graduação, além de métodos e procedimentos centrados em aspectos humanos considerando os meios e recursos digitais em uso pela comunidade acadêmica. Compreende tópicos como ensino, currículos, métodos e procedimentos de pesquisa e de formação profissional em design gráfico e design de
produto.

.

Imagem, Linguagem e Comunicação - Mediação: Clice de Toledo Sanjar Mazzilli, Cristiane Aun Bertoldi, Daniela Kutschat Hanns

Esta sessão apresentou pesquisas de mestrado e doutorado que, revelando ampla diversidade de temas e objetivos, procuram contribuir com reflexões a respeito da produção de imagens, do desenvolvimento de linguagens e de processos de comunicação no campo do design. Vários estudos vinculam-se a temáticas com acentuado engajamento social e político. As sete pesquisas tratam de objetos de estudos originais e diversos entre si, voltando-se para questões desde as mais autorais e experimentais, até as que evocam discussões universais e contemporâneas.


Design e Memória Gráfica - Mediação: Cristiane Aun Bertoldi, Marcos da Costa Braga, Priscila Lena Farias

Esta sessão reuniu pesquisas de mestrado e doutorado que possuem temas e finalidades que as inserem no campo de estudos da memória gráfica brasileira. Este campo pretende contribuir para resgate da história de artefatos gráficos e para inserção dos mesmos na cultura, na memória e na identidade local de um povo. As quatro pesquisas tratam de objetos de estudos variados, mas que possuem em comum o fato de serem temas inéditos ou pouco investigados pela historiografia tradicional do design gráfico.


Design Editorial - Mediação: Clice de Toledo Sanjar Mazzilli, Marcos da Costa Braga, Priscila Lena Farias

Esta sessão reuniu pesquisas inseridas no campo de estudos do Livro abordado tanto em sua materialidade e possibilidades de experimentação em linguagem gráfica, como também por seus processos tradicionais de projeto e editoração com o viés de pesquisa histórica, congregando estudos nas linhas de Design: processos e linguagem, assim como em Teoria e história do design. São abordados processos experimentais de design em livros artesanais, tipologias de produções independentes contemporâneas, processos de recepção do leitor no livro-imagem e casos editoriais tradicionais como a Livraria José Olympio Editora e Coleção Biblioteca de Literatura Brasileira.


Design, Cultura e Sociedade [1] -  Mediação: Cibele Haddad Taralli, Denise Dantas, Luis Cláudio Portugal do Nascimento, Maria Cecília Loschiavo dos Santos

Sessão formada por pesquisas que tratam de relações entre design, cultura e sociedade. Foi constituída por diferentes visões históricas, vernáculas, de gênero, de consumo e descarte, incluindo aspectos de processos e de produção. São tratadas interações com a arte e o corpo; a cultura material expressa em materiais editoriais de autoria indígena; a presença histórica das mulheres no campo do design brasileiro de artefatos têxteis; o descarte de objetos em contraposição à memória afetiva associada aos artefatos, além de ensaios exploratórios a respeito do aproveitamento de fibras nacionais aplicadas a produtos.


Design, Cultura e Sociedade [2] - Mediação: Cibele Haddad Taralli, Denise Dantas, Luis Cláudio Portugal do Nascimento, Maria Cecília Loschiavo dos Santos

Esta sessão discutiu pesquisas sobre relações e contribuições do design para a sociedade, por meio de abordagens qualitativas, a respeito da produção atual e da contribuição do design, abordando temas relevantes associados à concepção e ao funcionamento da economia solidária na confecção de vestuário, além de estudar a participação do design no projeto de produtos voltados para animais. Inclui, também, estudo antropológico e filosófico, tratando da questão da autenticidade autoral no mobiliário brasileiro moderno. Aborda, ainda, pesquisa etnográfica a respeito de relações espaciais entre o ambiente doméstico e o design de móveis populares, segundo a visão de usuários.


Processos de Design - Mediação: Cibele Haddad Taralli, Clice de Toledo Sanjar Mazzilli, Cristiane Aun Bertoldi

Esta sessão agrupou pesquisas de mestrado e de doutorado que evidenciam pluralidade de temas e de métodos de investigação, possuindo, entretanto, pontos de contato na abordagem de processos em design, ora olhando para a produção de escritórios de projeto relevantes para a história do design brasileiro, ora para experiências do usuário e para estratégias contemporâneas de atuação em design. As cinco pesquisas focalizam objetos de estudos relevantes e originais, tanto em contexto mais histórico, ao revelarem processos de trabalho de escritórios de design consagrados, quanto em âmbito mais prospectivo, evidenciando novas abordagens para viabilizar a prática de projeto em situações complexas.


Processos de Design, Ambiente e Arquitetura - Mediação: Alessandro Ventura e Denise Dantas

Esta sessão reúne pesquisas situadas na inter-relação entre design e arquitetura, abordando, igualmente, a contribuição do design para configuração do ambiente. Investigam relações projetuais contemporâneas presentes em conceitos e meios digitais de produção nas áreas de arquitetura, design e arte, olhando para a obra da arquiteta Zaha Hadid, para o design de espaços acústicos voltados à produção de música e, por fim, para o design de audionavegação visando a orientar pessoas com deficiência visual em áreas públicas e no transporte coletivo. O seminário de pesquisa, com periodicidade anual, vem contribuir para consolidar o PPG Design FAUUSP, alinhando linhas e pesquisas do programa e socializando os progressos em pesquisa entre os discentes e docentes, além de difundir os conhecimentos em progresso para a sociedade.

___

O seminário de pesquisa, com periodicidade anual, vem contribuir para consolidar o PPG Design FAUUSP, alinhando linhas e pesquisas do programa e socializando os progressos em pesquisa entre os discentes e docentes, além de difundir os conhecimentos em progresso para a sociedade. 

-

Realização
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Prof.ª Dr.ª Ana Lucia Duarte Lanna – Diretora
Prof. Dr. Prof. Dr. Eugenio Fernandes Queiroga – Vice-diretor

Comissão de Pós-Graduação
Prof. Dr. João Sette Whitaker Ferreira – Presidente
Prof. Dr. José Tavares Correia de Lira – Vice-presidente

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design
Profa. Dra. Clice de Toledo Sanjar Mazzilli - Coordenadora
Profa. Dra. Cibele Haddad Taralli - Vice coordenadora
Prof. Dr. Marcos da Costa Braga
Profa. Dra. Priscila Lena Farias
Mestranda Luciana Lischewski Mattar – Representante Discente

Programa de Pós-graduação em Design

Professores credenciados
Alessandro Ventura
André Leme Fleury
Cibele Haddad Taralli
Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Cristiane Aun Bertoldi
Cyntia Santos Malaguti de Sousa
Daniela Kutschat Hanns
Denise Dantas
Feres Lourenço Khoury
Giselle Beiguelman
Lara Leite Barbosa de Senne
Luis Claudio Portugal do Nascimento
Marcos da Costa Braga
Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
Paulo Eduardo Fonseca de Campos
Priscila Lena Farias

Comissão Organizadora do Evento
Cibele Haddad Taralli
Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Luciana Lischewski Mattar
Patrícia de Vicq Silva Lobo
Renata Mayumi Lopes Fujita
Paulo Celso Marcondes de Salles

Design gráfico
Luciana Lischewski Mattar
Patrícia de Vicq Silva Lobo

Apoio administrativo
Cilda Gonçalves de Oliveira