Resumo - Open Access.

Idioma principal

Artefatos tecnológicos digitais interativos: Estratégias projetuais para fomento da mediação de conteúdo em museus

Ricca, Diego Enéas Peres ; Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar ;

Resumo:

Hoje a tecnologia digital se aplica de forma maior e mais variada em diversos aspectos do cotidiano. Com esteio nisso objetiva-se identificar aspectos projetuais relevantes no sentido da mediação de conteúdo e potencialização do aprendizado de visitantes em museus por meio da interação com artefatos tecnológicos digitais. Primeiramente realizou-se um estudo de reconhecimento de estratégias projetuais relevantes aplicadas em 21 exemplos visitados, pelo qual foi obtida uma visão geral do estado da arte de aplicações, nacionais e internacionais, ensejando a identificação de estratégias projetuais de cunho estrutural e conceitual. Em seguida, tais análises foram articuladas a um aprofundamento na observação do usuário em interação, por meio de dois estudos de caso selecionados dentre os projetos anteriormente elencados. O primeiro foi o projeto A Voz da Arte, fruto da parceria entre Pinacoteca de São Paulo e a IBM. Já o segundo se concentra na instalação Relevos da Terra em 3D, situada no Museu Catavento Cultural. A coleta de dados se deu por levantamento de áudio e vídeo da interação de 15 visitantes no primeiro, e 12 no segundo artefato, seguida por entrevistas semiestruturadas, tratando de questões relativas às experiências individuais da atividade. Por fim realizou-se uma categorização dos pontos relevantes observados,produzindo um diagrama que sintetiza as estratégias projetuais elencadas em três dimensões de estímulos da interação: materiais; racionais e emocionais.

Resumo:

Palavras-chave: Design de interação; Mediação; Tecnologia em museus; Teoria da atividade,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-037_36

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Ricca, Diego Enéas Peres; Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar; "Artefatos tecnológicos digitais interativos: Estratégias projetuais para fomento da mediação de conteúdo em museus", p. 37 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-037_36

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações