Resumo - Open Access.

Idioma principal

O papel do design na disseminação de conteúdos para populações indígenas: O caso da Coleção Autoria Indígena, publicada pela Comissão Pró-Índio Acre

Paiva, Rayza Mucunã ; Sousa, Cyntia Santos Malaguti de ;

Resumo:

No propósito de contribuir para a formulação e desenvolvimento de reflexões pertinentes à configuração de impressos voltados para difundir adequada e sensivelmente culturas ancestrais, a presente pesquisa propõe-se a analisar detalhadamente o projeto gráfico dos impressos que integram a Coleção Autoria Indígena, publicada pela Comissão PróÍndio do Acre (CPI-Acre), organização da sociedade civil que atua no campo dos direitos indígenas. A partir da seleção de publicações de autoria indígena para as etnias yawanawa, katukina, shawãdawa, poyanawa, yaminawa, kaxinawa, ashaninka, manchineri e apurinã, todas habitantes das cabeceiras dos rios do Acre, a pesquisa será desenvolvida mediante o emprego de métodos de análise gráfica dos impressos e entrevistas semi-abertas e em profundidade com os desenvolvedores dos projetos, no intuito de examinar a produção, composição e estratégias editoriais dos mesmos, além de visitas a aldeias selecionadas, de forma a se observar e estudar a utilização do material. O cronograma da pesquisa contempla dez meses de atividades em campo, destinados ao processo de imersão nos arquivos da CPI-Acre (para reunir, catalogar e analisar os impressos), à realização do contato com as populações indígenas no Acre e à elaboração de relatório com síntese dos dados coletados. Com a chancela e sob os auspícios da CPI-Acre e das comunidades indígenas envolvidas, pretende-se, ao final da pesquisa, sugerir diretrizes de tratamento gráfico para materiais editoriais de autoria indígena publicados futuramente pela Organização.

Resumo:

Palavras-chave: Análise gráfica; Autoria Indígena; Design de Informação; Design editorial; Design gráfico,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-025_30

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Paiva, Rayza Mucunã; Sousa, Cyntia Santos Malaguti de; "O papel do design na disseminação de conteúdos para populações indígenas: O caso da Coleção Autoria Indígena, publicada pela Comissão Pró-Índio Acre", p. 25 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-025_30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações