Resumo - Open Access.

Idioma principal

O Lúdico como linguagem de design: A busca por um processo criativo contemporâneo

Barreto, Gabriela Mafra; Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar;

Resumo:

Neste trabalho investiga-se o elemento lúdico como linguagem de design. O processo criativo é, portanto, o caminho para pesquisar a linguagem lúdica como elemento de comunicação e design contemporâneo. O objeto principal desta pesquisa é o processo e o método do projeto Mobi – Mobiliário Infantil Interativo, ao buscar no design dos móveis a sua identidade visual lúdica. Como apoio e parte dos processos metodológicos, investiga-se a linguagem lúdica nas áreas da arquitetura, através do projeto das Unidades Municipais de Ensino Infantil de Belo Horizonte (Umeis), da arte, com os bonecos do Giramundo, e da moda, com os desenhos do Ronaldo Fraga. Ao reconhecer o lúdico nestas diferentes áreas e acreditar que existe uma transversalidade da linguagem destes com o universo do design e da semiótica, apresentam-se como elementos complementares aos nossosobjetivos e pressupostos na busca por um processo criativo contemporâneo.

Resumo:

Palavras-chave: Linguagem lúdica; Linguagem contemporânea; Design lúdico; Mobiliário infantil interativo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-038_06

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Barreto, Gabriela Mafra; Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar; "O Lúdico como linguagem de design: A busca por um processo criativo contemporâneo", p. 38 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-038_06

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações