Resumo - Open Access.

Idioma principal

Abordagem metodológica para desenvolvimento de compósitos de tururi (Manicaria Saccifera Gaertn.) e sua aplicação no design de produtos

Monteiro, Amanda Sousa ; Dantas, Denise ;

Resumo:

O presente projeto tem como objetivo propor uma abordagem metodológica baseada no método Material Driven Design (MDD) de Karana et al. (2015) para produção, avaliação e planejamento de produtos. Esse método é usado quando um novo material é selecionado para design, definindo padrões para um produto e criação com base na experiência do usuário. Um experimento empírico utilizando compósitos feitos com resinas epóxi viniléster e fibras naturais (tururi) da palmeira Ubuçu é utilizado para avaliar o método. Com a adaptação do mesmo, serão propostas as seguintes etapas: (1) Desenvolvimento do material compósito e sua caracterização física (ensaios de tração, alongamento e avaliação da durabilidade ao longo do envelhecimento) para entender o possível comportamento do material e garantir sua conformidade; (2) Definição de padrões de experiência do usuário através de testes empíricos com profissionais e estudantes de design, utilizando grupos de foco e oficinas de materiais; (3) Planejamento do produto usando os atributos definidos nas etapas anteriores e subsequentes em testes de experiência do usuário. A hipótese é que o procedimento metodológico proposto pode auxiliar os projetistas no desenvolvimento de produtos utilizando novos materiais, incluindo aspectos técnicos, a dimensão de uso e a experiência do usuário, propondo soluções inovadoras de uso. Espera-se que o estudo alcance os objetivos propostos, gerando artigos para publicação em periódicos nacionais e internacionais.

Resumo:

Palavras-chave: Material Driven Design; Fibra de Tururi; Compósitos; Aplicação; Experiência do usuário,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-026_26

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Monteiro, Amanda Sousa; Dantas, Denise; "Abordagem metodológica para desenvolvimento de compósitos de tururi (Manicaria Saccifera Gaertn.) e sua aplicação no design de produtos", p. 26 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-026_26

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações