Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
O design de livros impressos na era digital
O design de livros impressos na era digital
Braga, Marcos da Costa; Mattar, Luciana Lischewski
Resumo:
O livro é um objeto milenar emblemático da cultura humana, rodeado de sucessos e insucessos, surpresas e desafios. Desde a invenção dos primeiros rolos de papiros antigos, ou dos códices do século II, o livro provou-se objeto soberano no suporte de informações. Seu design e sua conveniência o transformaram em uma ferramenta essencial por cinco séculos. Ainda assim, a introdução da era da informação suscitou uma série de questionamentos: as novas invenções poderiam suprimir o objeto livro e seus hábitos ancestrais? O suporte impresso ainda não desapareceu, mas certamente sofreu transformações. O livro não está mais no “altar” que antes estivera. Em um contexto de leitura on-line e hipertextualidade, somente uma pesquisa da forma do livro e suas propriedades podem explicar sua permanência e triunfo. À procura dos impactos causados pelo estabelecimento do suporte eletrônico no livro impresso, a presente pesquisa pretende realizar um estudo qualitativo referencial de exemplares icônicos de um determinado segmento editorial impresso, o mercado de editoras independentes, identificando a(s) linguagem(ns) gráfica(s) aplicada aos seus produtos. O segmento dos livros independentes é destacadamente uma parcela do mercado que apresentou um grande número de soluções inovadoras para o objeto analisado, fortalecendo sua permanência frente às crises atuais e ressignificando a sua existência. O resultado será um panorama tipológico de inovações gráficas aplicadas ao livro impresso, circunscrevendo uma possível linguagem gráfica que emergiu, ou que está emergindo, no editorial.
O livro é um objeto milenar emblemático da cultura humana, rodeado de sucessos e insucessos, surpresas e desafios. Desde a invenção dos primeiros rolos de papiros antigos, ou dos códices do século II, o livro provou-se objeto soberano no suporte de informações. Seu design e sua conveniência o transformaram em uma ferramenta essencial por cinco séculos. Ainda assim, a introdução da era da informação suscitou uma série de questionamentos: as novas invenções poderiam suprimir o objeto livro e seus hábitos ancestrais? O suporte impresso ainda não desapareceu, mas certamente sofreu transformações. O livro não está mais no “altar” que antes estivera. Em um contexto de leitura on-line e hipertextualidade, somente uma pesquisa da forma do livro e suas propriedades podem explicar sua permanência e triunfo. À procura dos impactos causados pelo estabelecimento do suporte eletrônico no livro impresso, a presente pesquisa pretende realizar um estudo qualitativo referencial de exemplares icônicos de um determinado segmento editorial impresso, o mercado de editoras independentes, identificando a(s) linguagem(ns) gráfica(s) aplicada aos seus produtos. O segmento dos livros independentes é destacadamente uma parcela do mercado que apresentou um grande número de soluções inovadoras para o objeto analisado, fortalecendo sua permanência frente às crises atuais e ressignificando a sua existência. O resultado será um panorama tipológico de inovações gráficas aplicadas ao livro impresso, circunscrevendo uma possível linguagem gráfica que emergiu, ou que está emergindo, no editorial.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/2spddesign-021_25
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Braga, Marcos da Costa; Luciana Lischewski Mattar; "O design de livros impressos na era digital", p-21-21.
In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/2spddesign-021_25
últimos 30 dias
142
downloads
1
visualizações
6
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - O design de livros impressos na era digital JO - Blucher Design Proceedings VL - 6 IS - 2 SP - 21 EP - 21 PY - 2019 T2 - 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/2spddesign-021_25 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-design-de-livros-impressos-na-era-digital-33449 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Braga20144,
title="O design de livros impressos na era digital",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="6",
number="2",
pages="21 - 21",
year="2019",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/2spddesign-021_25",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-design-de-livros-impressos-na-era-digital-33449",
author="Marcos da Costa Braga", "Luciana Lischewski Mattar",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Marcos da Costa Braga, Luciana Lischewski Mattar, O design de livros impressos na era digital, Blucher Design Proceedings, Volume 6, 2019, Pages 21-21, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/2spddesign-021_25 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-design-de-livros-impressos-na-era-digital-33449) Palavras-chave:: ;