Resumo - Open Access.

Idioma principal

Design Centrado no Humano: Ensino, desafios e disseminação de conhecimentos e práticas na contemporaneidade

Chaves, Iana Garófalo; Taralli, Cibele Haddad;

Resumo:

Atualmente o design busca acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, especialmente as tecnológicas e de comunicação, considerando em sua prática e estudos fatores socioculturais, psicológicos, emocionais e antropológicos. Ao analisar os recentes estudos e direcionamento adotados pelo design é possível observar uma convergência dos mesmos para aspectos relacionados aos indivíduos, sejam estes usuários ou pessoas envolvidas na relação usuárioobjeto. Dessa forma, cada vez mais o desenvolvimento de projetos aponta para a atenção aos aspectos humanos, sendo o Design Centrado no Humano (DCH) considerado nessa pesquisa como uma abordagem possível de auxiliar no atual cenário e complexidades. Essa pesquisa possui como recorte a educação, em especial na graduação em Design, tendo como principal grupo de investigados os discentes e os docentes. O objetivo principal do trabalho é propor uma aproximação da abordagem do DCH com a teoria dos estudos do conectivismo e da construção colaborativa do conhecimento, resultando em uma proposta prática para disseminar o conhecimento da abordagem. Para isso serão aplicados métodos diferentes de coleta de dados com alunos e docentes do curso de design com o intuito de analisar as percepções em relação à abordagem, às principais iniciativas, desafios e métodos de aprendizagem, além também de averiguar como é a relação deles com as mídias digitais e como ocorre essa interação junto ao desenvolvimento de projetos e aprendizagem.

Resumo:

Palavras-chave: Design centrado no humano; Educação em Design; Construção colaborativa do conhecimento; Conectivismo; Métodos de design,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-004_08

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Chaves, Iana Garófalo; Taralli, Cibele Haddad; "Design Centrado no Humano: Ensino, desafios e disseminação de conhecimentos e práticas na contemporaneidade", p. 4 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-004_08

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações