Resumo - Open Access.

Idioma principal

Ensino de design gráfico em escolas técnicas de São Paulo: Percepção, conteúdos e propostas

Dinelli, Maria Beatriz Saraiva; Nascimento, Luís Cláudio Portugal do;

Resumo:

A relação entre demanda de mercado e formação profissional de qualidade do jovem que busque educação técnica de design gráfico é desafiadora, em vista da quantidade e diversidade de competências a serem adquiridas em prazo relativamente curto, entre outros. Assim, a partir da identificação de aspectos pedagógicos, metodológicos e de linguagens visuais de cursos técnicos de design gráfico, o foco deste estudo é o de fornecer subsídios, indicações e diretrizes para elaboração de currículo mais eficiente de design gráfico no âmbito do ensino técnico, dentro do objetivo maior de formar profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento do país. No atual estado da pesquisa foram feitas entrevistas com alunos, professores e coordenador da Etec São Paulo, além de observações de aulas, análises de pranchas de visualização e de arquivos visuais digitais de trabalhos executados pelos alunos.

Resumo:

Palavras-chave: Pedagogia de design para jovens; Ensino técnico de design; Ensino de design gráfico,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-002_12

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Dinelli, Maria Beatriz Saraiva; Nascimento, Luís Cláudio Portugal do; "Ensino de design gráfico em escolas técnicas de São Paulo: Percepção, conteúdos e propostas", p. 2 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-002_12

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações