Resumo - Open Access.

Idioma principal

Tecnologia Assistiva, mulheres com deficiência e impressão 3D: Um estudo envolvendo a fabricação digital como uma plataforma possível ao design assistivo por parte do público feminino com deficiência

Soares, Juliana Maria Moreira ; Campos, Paulo Eduardo Fonseca de ;

Resumo:

Este trabalho de doutorado em andamento trata das seguintes questões: Tecnologia Assistiva, mulheres e deficiência. Esta interseccionalidade do tema é bastante recente, sendo inédita em âmbito nacional. A presente pesquisa tem como intenção explorar as relações sobre o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva através da impressão 3D por mulheres com deficiência e mulheres sob essa mesma esfera de opressão, como mães de crianças com deficiência. As deficiências dos casos abordados estão ligadas à tipologia física. O trabalho vem sendo desenvolvido através do contato destas mulheres com a rede pública de laboratórios de fabricação digital Fab Lab Livre SP, pertencente à cidade de São Paulo. Cabe ainda frisar que as tecnologias de fabricação digital, como a impressão 3D, vêm exercendo um importante papel na experimentação e desenvolvimento destas tecnologias de apoio às pessoas com deficiência, sendo já visualizadas soluções nestes campos por diversos tipos de atores (e.g. empresas e usuários comuns). Esperase que, por meio desta pesquisa, sejam registradas as formas de apropriação desta tecnologia por parte deste público, levado a experimentar soluções com estas tecnologias em laboratório. A pesquisa gira ao redor de um olhar cuidadoso com relação à tecnologia e à mulher com deficiência, investigando possibilidades descolonizadoras e as narrativas que compõem as identidades e as identificações destas mulheres perante a prática de desenvolvimento de soluções assistivas.

Resumo:

Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Desenvolvimento de produtos; Impressão 3D; Mulheres; Deficiência,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-041_40

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Soares, Juliana Maria Moreira; Campos, Paulo Eduardo Fonseca de; "Tecnologia Assistiva, mulheres com deficiência e impressão 3D: Um estudo envolvendo a fabricação digital como uma plataforma possível ao design assistivo por parte do público feminino com deficiência", p. 41 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-041_40

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações