Resumo - Open Access.

Idioma principal

Ensino de projeto na educação básica para desenvolvimento de habilidades socioemocionais e metacognição

Lopes, Carolina Hernandes; Campos, Paulo Eduardo Fonseca de;

Resumo:

A pesquisa de caráter qualitativa busca identificar possíveis interações entre o Design e a Educação; e se potencialmente o ensino de projeto de design poderia acrescentar ao processo de ensinoaprendizagem quanto ferramenta pedagógica, - seja como proposta metodológica, disciplina integrada à grade curricular ou disciplina extracurricular - para o desenvolvimento de competências socioemocionais, - conjunto de habilidades que cada aluno tem para lidar com suas emoções e com os outros, como: empatia, responsabilidade, criatividade, colaboração, flexibilidade mental e capacidade de resolução de problemas - e para conscientização dos alunos de seus próprios processos de aprendizagem, a metacognição, especificamente durante o ciclo fundamental II da educação básica e formal. Para tal, propõe-se o cotejamento de bibliografias específicas da educação, da arte educação e do design. A principal pergunta que norteia esta pesquisa é: Como o ensino de projeto e design pode ajudar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e da metacognição para os alunos da Educação Básica no ciclo Fundamental II?

Resumo:

Palavras-chave: Projeto; Design; Educacão Básica; Habilidades Socioemocionais; Metacognição,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-003_021

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Lopes, Carolina Hernandes; Campos, Paulo Eduardo Fonseca de; "Ensino de projeto na educação básica para desenvolvimento de habilidades socioemocionais e metacognição", p. 3 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-003_021

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações