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Ensino superior em design de moda no Brasil: práxis e (in)sustentabilidade

Lima, Verena Ferreira Tidei de; Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos;

Resumo:

Esta tese propõe-se a refletir acerca do ensino superior em design de moda no Brasil na perspectiva de uma formação crítica e ativa no que se refere à (in) sustentabilidade. A pesquisa, qualitativa, adota como ponto de partida o cenário da insustentabilidade, e entendendo sua estreita relação com o design de moda, busca compreender as potencialidades deste em relação à sustentabilidade. Ao admitir a necessária transformação da prática em design de moda, mediante o exame a respeito dos paradigmas educacionais do ensino em design admite sua igualmente necessária alteração, e identifica no ensino superior em design de moda no Brasil um campo pertinente a ser explorado. A pesquisa investiga a situação de três bacharelados em Design de Moda no Brasil em relação à (in)sustentabilidade: Universidade Anhembi Morumbi (SP), Universidade Estadual de Londrina (PR) e Universidade Federal do Ceará (CE). Adicionalmente, investiga pontos de vista de professoras/ pesquisadoras na Inglaterra, Finlândia e Dinamarca. As investigações revelam impressões não previstas ou de explicação insuficiente se considerado somente o referencial teórico inicial. A pedagogia freiriana emerge assim como um espaço fecundo de diálogo, e completa a reflexão acerca do ensino superior em design de moda no Brasil na perspectiva de uma formação crítica e ativa no que se refere à (in)sustentabilidade: a formação na qual o design de moda é ensinado, aprendido e praticado como um possível ato de proposição transformadora.

Resumo:

Palavras-chave: Insustentabilidade; Design; Design de moda; Ensino superior em design de moda; Pedagogia crítica,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/2spddesign-005_19

Referências bibliográficas
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Como citar:

Lima, Verena Ferreira Tidei de; Santos, Maria Cecilia Loschiavo dos; "Ensino superior em design de moda no Brasil: práxis e (in)sustentabilidade", p. 5 . In: Anais do 2º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/2spddesign-005_19

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